É porque sou um homem apaixonado...

O cliente chegou ao hipermercado e se dirigiu para o departamento de eletroeletrônicos.

E ficou por ali observando um aparelho que estava pensando em presentear a esposa.

Veio então o vendedor. Observou o vestuário simples, físico acima do peso, a calvície avançada, a baixa estatura, óculos que escondiam um pouco os olhos saltados da figura à sua frente. Uma descrição que não lembrava em nada este mesmo homem de 30 anos antes.

“O senhor está querendo um fone de ouvido?”

“Sim - responde o cliente - É para minha esposa! Sou um homem apaixonado!”

O vendedor indicou então um exemplar simples e barato, pensando ser o ideal para aquele tipo de cliente.

O cliente, ao ver o que o vendedor lhe oferecia, disse:

“É, mas sabe o que é... sou um homem apaixonado...

O vendedor retrucou: “Mas não é para sua mulher? Esse está bom, elas não entendem muito sobre aparelhos eletroeletrônicos ...”

O cliente, humildemente, de olhos baixos, disse mais uma vez: “Mas eu sou um homem apaixonado...”

O vendedor apontou outro aparelho: “Tem outros melhores aqui que eu dou para minha amante.”

O cliente olhou e ainda não se sentiu satisfeito com a qualidade do produto e mais uma vez falou: “Mas eu sou um homem apaixonado...” e dizendo isso se dirigiu a uma parte da prateleira onde estava o top de linha do produto que buscava e apontando-o disse: “Este é o tipo que eu quero!”

O vendedor retrucou: “Mas este é muito caro! E elas não sabem nem diferenciar sobre a qualidade do produto!”

E mais uma vez o cliente retrucou:

“Mas eu sou um homem apaixonado!”

Pegou o produto e por fim disse ao vendedor:

“O senhor deveria oferecer primeiro o melhor produto e o cliente decide se quer ou não levar aquele. Neste caso vai descendo em eficiência e valores. Primeira técnica de venda."

Segunda técnica: "Conhecer a preferência da cliente feminina, elas estão cada vez mais exigentes e informadas sobre como gastar e investir seu dinheiro. Através de mim o senhor tem a oportunidade de conquistar outro cliente: minha esposa, minha mulher. Daí a importância de conhecer o gosto feminino."

"Outro ponto: não julgar seu cliente pelo que veste e pelo tipo físico. O senhor pode se surpreender, e muito! Antes de vir pesquisei sobre o que desejava comprar, performance, tamanhos, cores e preços."

"Por fim, diversas vezes me disse o que compraria para sua amante. Não tenho amantes e respeito muito minha esposa para não expô-la a este risco e humilhação! Então, em vez de colocar suas necessidades e predileção, ouça o cliente e o entenda."

"Pronto, creio que lhe dei a melhor aula de vendas que o senhor já teve e terá em toda sua vida. Espero que aprenda e aproveite."

"E, mais uma vez lhe digo: Sou um homem apaixonado!”

E saiu dali satisfeito com o produto que vendeu para si mesmo e que certamente agradaria à MULHER QUE AMA!