VOVÔ O QUE É UM MOTEL?

-Vovô, o que é motel?

Com esta pergunta, Valentina na ingenuidade dos seus 7 aninhos, me desconcerta na ida para Tubarão rumo ao cinema para assistir Frozen. Ela estava no segundo ano da escola, começava a juntar as primeiras letrinhas e formar as primeiras palavrinhas escritas. Era um novo universo que se revelava frente aos seus olhinhos verdes sedentos de curiosidades. Imaginem a felicidade de uma criança que consegue decifrar aqueles símbolos espalhados por toda a parte.

-B + a = Ba, c+o= co, pa-a-to-o, pato heeeeeeee!!!!

Tudo era novidade. Quanta coisa poderia ler. E assim pela curta viagem ela não perdia nada. Observava cada placa, cada outdoor, nenhuma letra escapava ao seu olhar curioso e encantado.

-A-ni-i-ta , ar-roz Ram-pi-ne-lli , lan- cho- ne- te , Es-ti-va , Ca-pi-va-ri.

-Mo-tel. . . Vovô o que é mo-tel?

Eu me lembro que na década de 80 existia uma revista chamada Paes & Filhos dedicada às mães de recém nascidos que passava dicas de cuidados para crianças. Falava sobre alimentação, roupas adequadas, educação de filhos, cuidados especiais nos primeiros dias de vida, enfim tudo aquilo que as mamães de primeira viagem querem saber.

Uma das colunas desta revista tratava exatamente dessas “proezas” que as crianças fazem deixando seus pais sem respostas e embaraçados devido a curiosidade aguçada que elas teimam em ter.

Depois de ouvir a pergunta da Valen me senti como um chinês comendo um morcego. De que forma eu poderia contornar a situação embaraçosa sem deixar de dar uma resposta adequada a ela? Seria melhor que eu explicasse de maneira lúdica, com palavras e argumentos que tivessem ao alcance de seu entendimento sem provocar melindres e que fosse compreensível para os seus 7 aninhos de vida do que esperar que alguém sem a mesma sensibilidade e senso pedagógico respondesse a ela.

Nessa ânsia de saber, as crianças perguntam de tudo, afinal tudo é novidade para elas. Porque chove? Como os pássaros voam? Porque a sombra não se molha. Perguntas gostosas de responder porque são fáceis. Somos os mestres. Agora, o que é um Motel? Poxa, poderia ter passado sem essa. O que você responderia ponderado leitor? Nunca paramos para definir o que é um motel, muito menos definir seu significado para uma criança de 7 anos.

Para explicar o seu significado, teria que contar também porque eles existem, misericórdia. Que sinuca. Isso é tarefa para as mães que leram Paes & Filhos, não para avós.

O silêncio foi causando mal-estar, Valentina ainda distraída tentando ler as outras placas que passavam ininterruptas pela janela do carro, torci para que ela esquecesse da pergunta. Que nada, ela volta à carga:

-Vovô, o que é um motel?? Danou-se!!

Fui salvo pelo Augusto, seu irmão, que no alto de seus 9 anos de experiência responde:

- Ué Valentina tu não sabes? Eu tremi.

- Motel É um hotel de um andar só - concluiu Augusto

- Ah tá – Responde Valentina.

Eu suspiro aliviado e penso: Tem ocasiões que as crianças fazem perguntas tão difíceis, mas tão difíceis que o melhor a fazer é deixar que outra criança lhe responda.