ESCREVER SEM ENSINAR.

Nos alimentamos por necessidade. O corpo pede proteínas, seu combustível, e outros componentes alimentares que o movimentam.

Também com muitas pessoas outros elementos se fazem necessários. Escrever e ler são outras parcelas de existências humanas.No Brasil de forma reduzida. Este veículo dá testemunho.Total falta de aparelhamento e formação, alta disfunção de apreensão.

Necessidade de manifestação por quê? Por viverem agregadas em grupo as pessoas? A troca de ideias e experiências é tão forte que busca espaços e brechas para escapar do interior de um aprisionamento sem cadeias. É diferente de monges em suas clausuras cujas manifestações são muito disciplinadas. É preciso se lançar ao entorno a comunicação. Mas o ato de escrever pode ser telúrico, na sua maior porção, como vemos hoje nesse volátil e rápido instrumento, a internet, mas sua grande relevância é ensinar. Sem esse conteúdo não perde a razão, mas se torna restrito e sem muita aproveitabilidade.

Muitos romances ensinam em hábitos e condutas, e não são dirigidos principalmente ao ensino. São válidos e disseminadores profundos de transcurso de épocas e atitudes mescladas em alternâncias da educação geral através de personagens. Mas a edição circunscrevia no livro a desvalia do que se escreve sem nenhuma finalidade de projeção para a sociedade como um todo; prevalecia ensinar.

Nada tolo, bobo, sem pragmatismo mínimo era ou foi editado. Continua assim, mas esse veículo, internet, nas palavras de Umberto Ecco, despejou no mundo a absorção da informação sem lastro algum.

E bom lembrar Confúcio:

“Estudar sem refletir, é perder tempo; refletir sem estudar é perigoso”

“O homem superior, quando há algo que não estudou, ou quando no que estudou algo existe que não pode compreender, não interrompe o trabalho.”

“Os que nasceram na posse do conhecimento constituem a mais alta categoria dos homens. Os que aprendem e assim chegam depressa a possuir o conhecimento, estão logo a seguir. Os que são obtusos e estúpidos e não obstante limitam o estudo pertencem à classe subseqüente.”

“O homem superior tem o espírito tolerante para todos os homens e não é um partidário; o homem inferior é um partidário, porém, não tem, absolutamente, o espírito tolerante.”

São verdades intransponíveis.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/05/2020
Reeditado em 28/05/2020
Código do texto: T6960700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.