LEITURA E SAÚDE MENTAL

         Já faz alguns dias que venho relutando em escrever algo como estou a fazer agora. O motivo é não querer expor uma opinião que talvez pudesse soar como intolerante, palavra bastante utilizada nos dias de hoje, ou talvez como um conservador chato e arrogante, mas, decidi assim mesmo falar um pouco, mesmo que seja sob ataque ou reverberações pessoais de cunho diversos, afinal estamos num espaço democrático, pelo menos por enquanto não sofremos perseguições judiciais, estamos sob as regras do site e isso é perfeitamente normal e aceitável, ninguém está aqui forçado. Vejo que para minha pessoa, que já estou neste espaço a mais de uma década, está ficando muito difícil manter uma leitura regular onde eu possa prestigiar todos os colegas poetas e poetisas. Quando leio um texto, seja qual for sua composição, procuro sempre ler com a alma, sentir os versos, as palavras, sentir a criatividade e a inspiração daquele que o escreveu, respeitando-o e admirando seu feito literário. Comento como acho que devo, mas sei que devo ter muito atenção pelo que escolhi ler. Não tenho predileção de formas, tenho certo filtro sim, não costumo escolher livro pelo título, mas o autor tem o meu respeito, é um ser humano igual a minha pessoa.
          O fato é que ultimamente meu filtro está mais seletivo, e uma coisa que não mais passa por ele são textos “da moda” que não coadunam com a boa e velha literatura. Não sei se conseguirei ser claro quando não desejo ser tão incisivo nesse ponto sem querer gerar melindres. Muitos dos amigos que aqui estão encontram nesse espaço uma forma de estar no mundo, um mergulho dentro do seu eu, uma possibilidade de compartilhar sentimentos, de cura pelas letras desse mal que assola a humanidade, a solidão. Poderia enumerar aqui inúmeros motivos inimagináveis desse universo. Uma pergunta eu faria àquele que está lendo agora: como está sua saúde mental? Não me responda, apenas reflita sobre. Fiz esta reflexão e estou me trabalhando para melhorar a minha. Não tem fórmula perfeita, devemos encontrar a solução dentro de nós, apenas nós podemos abrir as portas desse cuidado perante o mundo e a vida, nos resolvermos por inteiro, ninguém fará isso por nós. Às vezes uma leitura despretensiosa, uma frase, um texto que nos acende uma luz, que nos abre portas dentro da gente que nem mesmo sabíamos que existiam, mas que estão lá, à espera de nosso "toque". Não são todos é claro, mas estarmos dispostos a nos cuidar mentalmente nesse mundo louco atual, as respostas podem está em qualquer lugar, basta estarmos atentos para percebê-las, ter sensibilidade nas janelas da alma, os olhos.
          Portanto meu caro amigo, preserve sua saúde mental, conserve-a, não leia nem veja coisas que te fazem mal, use seu filtro, seja seletivo, não se deixe enganar pela “capa do livro”. Essas coisas intoxicam seu fígado, sua alma e envenenam sua mente. Elas te jogam pra baixo, te deixam down. Evitem leituras não edificantes, comentários que fazem discórdias, que pregam o ódio, que desejam impor verdades absolutas, rancorosas, que se juntam as doenças do mundo, que NÃO somem paz, luz, amor e fraternidade pra você. Prefira leituras que te emocionem e que te façam pessoa mais humana. a vida é tão breve, por que disperdiçar a oportunidade de ser feliz? Faça as escolhas que te façam bem, evite adoecer sua mente. Uma mente NÃO sã é uma mente que já está na cabeça de muita gente doente.
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 28/05/2020
Reeditado em 20/06/2021
Código do texto: T6960515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.