Ensinamentos do COVID

"A vida é um sopro" é uma expressão muito utilizada corriqueiramente, como alerta, para pessoas que deixam suas verdadeiras prioridades para dar conta do fechamento do mês na empresa, que sempre está cansado para brincar com os filhos quando chega em casa, sempre está com dor de cabeça na hora de dormir, quando consegue dormir...

Esse COVID veio para nos ensinar muitas coisas, principalmente a valorizar nosso lar, nossa família, nossa saúde, nossa vida.

Enquanto eram apenas dados: pessoas contaminadas, pessoas mortas e pouco se falava das pessoas curadas, ninguém dava tanta importância. Mergulhados em nosso mundo egoísta, achamos que nunca vai acontecer conosco. Chegamos a tal ponto que, coisas básicas como lavar bem as mãos precisou ser uma ação dada como "protocolo de segurança" para algumas pessoas executarem.

Primeira lição do COVID: Ensinou que precisamos lavar bem as mãos e mostrou como lavar!

O distanciamento social serviu de pretexto para muitos que nunca tinham tempo de ir ver seus pais, hoje temos como condição de não vê-los como demonstração de "amor". É bem certo que sacrificou alguns, aqueles que sempre tinham tempo para retribuir o amor que receberam ao longo da vida, e protegeu a maioria. Julgamento? Não!!! Pura realidade. Muitos não se chocarão com a pergunta, mas a maioria vai se chocar se eu perguntar qual foi a última vez que você abriu mão de um compromisso para sair com seus pais? Ou simplesmente para ficar uma longa tarde conversando com eles? Pura realidade!!! Muitos preferem ir à praia no final de semana com os amigos, do que ficar com seus pais... nunca tinham tempo.

Segunda lição do COVID: ensinou a valorizar pais e familiares. Quem não quer abraçar seus pais agora???

Estamos “presos”, sendo obrigados a mergulhar num mundo totalmente desconhecido. Estamos sendo “obrigados” a ocupar nosso tempo, nesse confinamento, conosco mesmo e com aqueles com quem convivemos sob o mesmo teto. Entender todo o processo pelo qual estamos passando é um tanto complexo, porém, não é impossível conhecer-se a si mesmo e entender o que de fato é importante e prioritário na sua vida. Vale a reflexão.

Abastecer-se de informações que são veiculadas nos traz medo, apreensão e um turbilhão de efeitos negativos para nosso corpo e mente. Confesso que me questiono, diversas vezes, qual a verdadeira função com isso tudo, da massificação de notícias ruins, que atingem crianças, adolescentes, adultos e idosos... Minha capacidade de criar respostas vai muito mais além do que a própria realidade, porque não sei o que fazer com tais informações. E você, sabe?

Já tentou substituir tais informações negativas por um filme, por exemplo? Sentar na sala com seu filho e brincar de “pega-varetas” (vai ter gente que nem vai saber o que é...rs)? Já desapegou daquelas peças do armário que você não usa mais e só estão lá porque você nunca tinha tempo para arrumar... separar... doar?

Por fim, quero terminar este texto com a seguinte reflexão: Nossa mente tem um poder incrível, somos detentores do controle remoto da nossa vida, não há regras, não há receita, nem manual. Existe sim, em nós, uma força que nos impulsiona, o lado que você vai seguir é uma decisão sua, e só sua!!! Você tem o livre arbítrio para seguir o caminho que quiser, entendendo e compreendendo que as consequências acontecerão na mesma proporção. Você tem ciência disso, né?

Então sugiro que, assim como o COVID, que apesar de tantas coisas ruins, também nos trouxe grandes aprendizados, aproveite esse momento, reflita e mude sua rota para o lado positivo. Trate como prioridade o que de fato é importante para você e valorize isso!

CorreiaC
Enviado por CorreiaC em 26/05/2020
Reeditado em 27/05/2020
Código do texto: T6958727
Classificação de conteúdo: seguro