Viagem fotográfica

Fiz uma viagem fantástica pelo mundo nesse final de semana!...Um exercício do olhar, via web, margeando o Rio Volga, sobrevoando as ruínas de Stalingrado...foco na Mãe Pátria ,um dos símbolos nacionais da Rússia, inaugurada no final dos anos 60, um monumento que remete a vitória dos soviéticos contra os nazistas. A Mãe Pátria é uma figura feminina com uma espada na mão chamando-o para lutar contra o inimigo. No sobrevoo, descortinei que o seu idealizador, o escultor, Yevgeny Vuchetich buscou como modelo , Valentina Izotova, natural da cidade Stalingrado para idealizar o seu projeto. Impulsionada pela exuberante vitória, aos poucos, adentrei-me na história. Ao solo, ao redor de toda àquela fortaleza, os meus olhos lacrimejam... Conheci o “Salão da Glória Militar”, um memorial suntuoso, amplo, dedicado aos milhares de soldados mortos na batalha de Stalingrado, cuja abertura do seu telhado avista-se , no céu, o grito triunfante da estátua “Mãe Pátria” numa convocação ao combate! Suas paredes têm cravadas , iluminadas pela chama da vitória , os nomes de milhares de soldados . Em meio às memória e reflexões, ao caminhar pelas ruínas cravejadas de balas , observo : pais mostrando aos seus filhos, uma história de destruição e dor que , hoje, jaz num local sóbrio e reflexivo. Navegando pelo Rio Volga e pela praça do luto, imagino o célebre poeta , brasileiro, Carlos Drumond de Andrade , no ápice de sua inspiração, quando escreveu a famosa carta à Stalingrado, em 1943. O poeta expressa o livramento de toda a humanidade ao descrever a época em que os soviéticos derrotaram os nazistas. O texto exalta a cidade “que resiste”, que se ergue dos escombros e que, segundo ele é “uma criatura que não quer morrer e combate”. “ Em teu chão calcinado onde apodrecem cadáveres, a grande cidade de amanhã erguerá a sua ordem”.

Observação: Nesse cenário de isolamento social, embarquei numa viagem, juntamente com amigos fotógrafos, no projeto “O exercício do olhar” O objetivo desse projeto é descobrir cenários pelo mundo e fotografá-los, via Google Maps, mas o objetivo foi além do previsto. Ao longo da viagem, descobrimos detalhes históricos dos focos,e, compartilhamos nossas descobertas , cada um com o seu olhar, através do aplicativo zoom. São viagens fantásticas nesse universo DE FOCO infinito!

ValPeçanha
Enviado por ValPeçanha em 26/05/2020
Reeditado em 04/08/2020
Código do texto: T6958506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.