DIVAGANDO - VI

IDEÓLOGO DO LIBERALISMO

SEGUNDO os estudiosos, o grande ideólogo do liberalismo foi o pensador, político e escritor francês, Alexis Tocqueville ( o Visconde de Tocqueville). Ee ficou famoso por suas análises sobre a Revolução Francesa, as quais teriam influenciado as democracias ocidentais. Mas que fique bem claro que nem a esquerda e nem a direita que se dizem liberais assimilaram as ideias dele. Ele esteve nos EUA e escreveu talvez seu livro mais comentado "A Democracia na América". Foi muito citado em discursos, conferências, teses e o escambau, mas ficou tudo limitado às citações.

Na verdade, Tocqueville não teve suas ideias aceitas porque era contra a desigualdade, num tempo que a base das democracias era a desigualdade. Ele defendia que a democracia só funcionaria se ficasse subordinada a duas exigências básicas: a liberdade individual e a igualdade política. São dele as palavras:

"Como nenhum cidadão difere de seus semelhantes, ninguém poderá exercer um poder tirânico: os homens são perfeitamente iguais porque serão completamente livres. É para esse verso ideal que tendem os povos democratas" .

Era um sonhador.As democracias eram escravagistas, truculentas e tirânicas no seu tempo. Hoje, só vai rindo. A exploração continua e há nações governadas por malucos. Inté,

D R O P S

Segundo a imprensa, o ator Mário Frias se ofereceu e foi para o lugar de Regina Duarte. Não sei quem é, mas dizem que foi ator da Malhação e apresentador da Rede TV. Não tem militância nenhuma no meio cultural, mas é amigo dos filhos do presidente, bate continência e priu. Deve ser também adepto da cloroquina.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nada tenho contra os militares, um tio meu era oficial da Aeronáutica, meu saudoso irmão foi oficail da reserva e um tio trocho tenente. Mais: um primo legítimo de miha saudosa mãe fo heróide gerra na Itália. Mas acho que armar um batalhão miitar no minist´rio da saúde é um erro crasso. Mas o Brasil, como disse Tom Jobm, não é um pais para principiantes.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nao é possível que o Brasil não tenha tomado conhecimento das estrategias usadas por vários países que, aos poucos, estão voltando, com muito cuidado, a normalizar alguns setores. É incrível como alguns têm alma de genocidas.

PERGUNTA CABULOSA

Quando o governo vai homenagear o saudoso delegado Fleury. Não vai demorar.

FRASE: "Solidão é lava que cobre tudo".Paulinho da Viola./. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/05/2020
Código do texto: T6953959
Classificação de conteúdo: seguro