Escravos da própria sorte
     Não devíamos ser assim, agir assim, pensar assim. Mas é a lei da vida. Somos responsáveis por nossas escolhas. Por mais que o meio no qual estejamos inseridos interfira positiva ou negativamente nessa decisão, fomos nós que escolhemos. Por mais que a família não tenha sido (ou não seja) o modelo de família "ideal" que desejávamos ou esperávamos, mesmo assim a escolha continua sendo sua. Talvez foi porque sentiu-se obrigado, sem saída. Era isso ou nada. Mesmo sabendo dos riscos, do caminho, de como seria depois... Ainda assim você escolheu. E por que agora você sai a culpar todos?! Você também não teve culpa? Melhor dizendo: você foi o principal responsável por ela. Não acha?
       Eu sei, é sempre mais fácil culpar os outros, transferir para terceiros para que assim nos sintamos mais confortáveis. Mas olha o que você fez com sua vida. Já olhou?  Refletiu? Sério? Acho que não... Por um lado, culpa a mãe que sempre permitiu suas andanças desde criança... Por outro, culpa seu pai que não tinha tempo de ver essas coisas, afinal trabalha igual a um cão pra dar seu sustento e de todo o resto dos seus irmãos...nunca estava em casa. Nunca conversaram de homem pra homem, mesmo quando houve aquela discussão na escola com um coleguinha. Ao chegar em casa, levou uma surra daquelas, não houve momento para se explicar, já tinha sido a vigésima vez naquele ano... Era um safado mesmo, foi pra escola só pra aprontar. Resultado: evadiu.
    Hoje, 19 anos de idade, ensino fundamental incompleto, pai, desempregado, alcoólatra, usuário de drogas, ladrão... Que vida. Que vida. A culpa não é exclusivamente dele, apenas. Sabemos que inúmeros fatores (sociais, políticos...) contribuíram para sua atual situação. Mas, antes de qualquer justificativa, ele foi fraco, deixou-se seduzir pela grana "fácil", os amigos antes nem o olhavam, agora o endeusam... As meninas - como chamam, as novinhas, - agora o cercam, não saem de cima. Foi iludido, achou que sempre seriam festas, garotas, bebibas à vontade. As cobranças bateram à porta... Você, agora, deve até a alma pra eles. O que fazer? Remediar, sair de cena, ir embora?  Não. Ficou marcado, você agora é deles. A dívida é eterna.
      Imagina que ao arrumar um emprego consiga quitar o que deve, mudar de vida, ser gente, andar no cabresto. Será que conseguirá? Deixar-te-ão em paz? Compreendes que estás sujo, imundo, e que ninguém mais tem coragem de lhe dar nem uma chancezinha pra trabalhar, pra mudar, pra ser, finalmente, alguém? Você está irreconhecível, assustador, outra pessoa. O mundo é cruel, as pessoas são cruéis. E a vida é cruel, muito cruel, com quem não sabe viver.