PRAÇA ESTRELA

O lugar guarda como ninguém sua história que reluz no tempo presente. Entre uma pessoa e outra o caminho, nem sempre curto, para se chegar aos fatos, aqueles que realmente importam para nós. Esse é o processo evolutivo de uma cidade não vista pelas 'beiras' mas no seu 'todo'. O Bairro Soberana, em Guarulhos - SP, sabe disso, quando valoriza a primeira praça que o morador conheceu ali (1992).

Crianças brincando nas mais das vezes sem se preocuparem com o amanhã. Umas fazem 'trampolins' nas costas das outras. Dia feliz e com gosto de 'quero mais'. Idosos também aproveitam o sossêgo para 'papearem'. Ambiente sadio que uma hora e outra ganha passarinhos bicando alguma fruta madura caída das árvores. Restos de folhas formam 'turbilhão' quando sopradas pelo vento. Clima fresco, cheiroso e agradável. O largo parece nunca estar vazio ou 'querer estar vazio' dada a frequência de gente em especial finais de semana. Ponto de encontro para amigos e não amigos desejando provar um 'tantinho' da velha praça cheia de novidade. Preferência? Talvez sim. A falta de lazer (opção) de alguns moradores incentivam a 'estada' naquele espaço público.

Em tudo, por tudo, a 'Estrela' modesta e alegremente representa algo para os habitantes. O que? Boa vizinhança, partilha, harmonia, sonhos.. Se não fosse importante teria deixado de existir. Continua com o mesmo formato e.. Recebendo as melhores referências. Vidas que passam, vidas que ficam.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 18/05/2020
Reeditado em 06/06/2020
Código do texto: T6951021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.