CRÔNICA DE MENOS UM E NÃO MAIS UM ANO - IALMAR PIO SCHNEIDER - “Viver no ácido é meu sistema./ Não que o tenha construído / eu. Recebi de presente, não sei como.// E um modo de morrer se esfarelando.” Guilhermino César (1908 – 7.12.1993),

CRÔNICA DE MENOS UM E NÃO MAIS UM ANO

IALMAR PIO SCHNEIDER

“Viver no ácido é meu sistema./

Não que o tenha construído /

eu. Recebi de presente, não sei como.//

E um modo de morrer se esfarelando.”

Guilhermino César (1908 – 7.12.1993), Sistema do Imperfeito.

Quando vai chegando o fim do ano, minhas idéias se embaralham e eu sinto que é menos um e não mais um que passou. Todavia, assim é a vida... Como diz o francês: “C’est la vie !” Aprendi, na infância, que o ser humano nasce, cresce e morre. Triste seria só isto ! Nunca desacreditei em outro mundo que não este apenas, de tantas desigualdades, e, por que não dizer, injustiças. Lembro-me de um poema que escrevi nos idos de 1983 e que é assim: Solilóquio quase caótico// Eis-me enfim a sós comigo mesmo/Procuro as minhas coisas e me desencontro/Parece que tudo está tão longe/e no entanto faz tão pouco tempo que daqui/Parti/Meus versos talvez não atinjam a sua finalidade/Basta que os escreva de mim para mim só// Correm as águas que vêm me consolar/Choveu tanto por esses dias/Nasce uma esperança de um suposto fracasso/O momento é de pensar para frente/O presente não envolve o futuro/mas o passado ficou atrás/Venho de uma paragem que não é minha/ A paz bucólica abrange os ares// A noite ainda me seduz/mas como outrora não é mais/Os vestígios ficaram como cicatrizes/que não perdoam/indeléveis - sem sentido – inapagáveis// Esquece o destino infausto/sem a lembrança de tristezas que passaram// Inicia teu poema bucólico quase caótico/num gesto inesperado quando a inspiração/ainda é tênue como as nuvens/que toldam um sol de estio/Não queiras muito nestes momentos insones/mas num breve enaltecer/lá longe onde se agrupam as ternuras/ daqueles que sofreram inutilmente/sentirás atingir um pouco um fim justo/para o teu coração inconsolado.// Canoas - 2.1.84//Canoas, 05 de janeiro de l984 - R A D A R - Pág. 11.

Atravessava naquela época um período difícil em minha existência, de foro íntimo, e diria que nem Clarice Lispector, em seu livro A Hora da Estrela, pág. 2l: “Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida. As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mórbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvão. Sei que estou adiando a história e que brinco de bola sem a bola. O fato é um ato ? Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta.” Mas o meu poema ficou sem resposta por longo tempo...

Por oportuno, quero parabenizar a jornalista, radialista e poetisa Marinês Bonacina, pela sua posse na cadeira nº 39, cujo patrono é o saudoso Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro, na Academia de Artes, Ciências e Letras “Castro Alves” - AACELCA, a que compareci em 22/11/2003, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Foi um evento muito concorrido em que a paraninfa, a Sra. Marlene Mendes Ribeiro, viúva do patrono, fez uso da palavra e ficou emocionada por esta justa homenagem ao seu saudoso consorte. Parabéns a todos !

Outrossim, ocorre-me lembrar aos associados que a eleição para a nova diretoria da AGEI – Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, será realizada no dia 13 de dezembro vindouro, às 14h30min, na Rua João Teles, 570 – Espaço Cultura TEAR – Bom Fim – Porto Alegre. A presença de todos é importantíssima para continuidade da AGEI, como afirma a presidente da entidade, Sra. Márcia Momo Duarte, cuja administração foi tão eficiente durante seu mandato.

Por fim, resta-me desejar a todos os leitores, um Feliz Natal e um Próspero Ano-Novo pleno de realizações, saúde e prosperidade !

Poeta e cronista – E-mail: menestrel@br.turbo.com

Publicado no Diário de Canoas – RS

Ialmar Pio
Enviado por Ialmar Pio em 17/05/2020
Código do texto: T6950500
Classificação de conteúdo: seguro