FIGURAS ENIGMÁTICAS (ANTONIO CONSELHEIRO). 08h.15min.

Há personagens da história do nosso país, que chamam atenção, pois tiveram padrões, comportamentos, que fogem do comum, este faleceu há 123 anos, mas deixou rastros de sua presença, com destaque a dois livros, Os Sertões, de Euclides da Cunha, e o outro do escritor peruano Mario Vargas Llosa, que fez um criterioso trabalho de pesquisa nos sertões da Bahia em 1980 e o seu A Guerra do Fim do Mundo, foi lançado em 1981...

Este personagem nasceu na Bahia, infância podre, negócios que não deram certo, bem como dois casamentos, quando resolveu ser um peregrino, pseudônimo que escolheu pelas suas andanças de mais de vinte anos, pregando as palavras dos ensinamentos de Jesus, com muita Fé, pois apesar de não ser uma pessoa “formada” , era, com certeza um autodidata, entendia latim e francês, escrevia corretamente o português, que na época era bem difícil ser correto em nomenclatura...

Foram anos e anos de pregações nos sertões da Bahia, cuja maioria das regiões, sempre sofria com as secas, que tornava bem difícil a sobrevivência destes nossos irmãos brasileiros, dom nato à palavra, foi agregando seguidores por onda passava, mas dando um exemplo que a fé sem obras é morta, incentiva e ajudava a construir igrejas, ou reforma-las, e até mesmo um trabalho de humanizar os cemitérios...

Finalmente, resolveu se fixar numa região do agreste solo baiano, fundando uma verdadeira cidade, Canudos, em face de seus inúmeros seguidores e aficionados, com as sua suas pregações, inúmeras vezes citava com veemência o Sermão da Montanha. A comunidade foi crescendo e ganhando destaque, isto incomodou os “poderosos”, pois apesar das aspersas do solo a comunidade ia prosperando, *

Não aceitava o mando do novo governo a República, tinha mais simpatia pelo antigo regime à monarquia, este seu comportamento de não aceitação, a nova modalidade de governo, causando pânico aos republicanos, e, neste caso era preciso dar uma “lição” aos “revoltosos”, mesmo que para isto fosse preciso destruí-los completamente, o exercito fez varias tentativas sem sucesso, pois eles defendiam, com uma indômita coragem sua comunidade...

Mas era uma luta desigual, e o desfecho era previsível: em mais uma e derradeira tentativa, o exercito veio em grande numero, com canhões, que culminou com a total destruição da população, de suas primitivas casas, e do símbolo maior: sua igreja...

Hoje, questionámos, foi de bom alvitre, a Republica, colocar suas forças bélicas para arrasar sua humilde população de brasileiros? Ou através de algumas regras imporem suas normas e procurar uma convivência pacífica?

Tudo isto não deixa de ser parte de nossa história, que foi consumada, não podemos modificar, é provável que esta ação de extrema violência, acumulou, pelos seus gestos de extrema maldade, carmas negativos a serem ressarcido num futuro... 08h58min. Curitiba, 17 de maio de 2020 – Reflexões do Cotidiano - Saul

Se tiverem um tempinho assista ao filme a Guerra de Canudos, esta no Youtube, o filme é longo 2h20m. mas, nos parece que foi fiel a história.

Antonio Vicente Mendes Maciel nascimento: 13 de março de 1830, Quixeramodim. Ceará morte: 22 de setembro1897, Canudos Bahia. Há um livro de sua autoria, e o outro material daria mais um, mas até hoje não foi editado...

No dia 14 de maio de 2019, incluiu Antonio Conselheiro, no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Terminamos com este adendo: provavelmente este personagem foi o idealizador de um verdadeiro Comunismo Cristão, - não confundir com outras ideologias nefastas que tem causando tantos sofrimentos à humanidade – a pessoa ou sua família, ingressava na comunidade, não havia divisões de propriedades, as casas eram bem parecidas, o trabalho no plantio, ou na criação de animais, tudo era compartilhado, e, não havia “chefes” que tiravam benefícios disto, algo tão comum nos atuais regimes comunistas...

Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirtes.site Walmor.zimerman@bol.com.br

Em tempo: hoje também assisti um excelente documentário no mesmo canal citado: Paixão e guerra no sertão de Canudo.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/05/2020
Reeditado em 17/05/2020
Código do texto: T6949772
Classificação de conteúdo: seguro