Direito de Escolha

Desde o início dos tempos,sabemos da existência da dualidade entre a humanidade , em especial,entre homens e mulheres.

E nessa década ,não é diferente isso. O século XXI tratou de colocar à mostra alguns pontos que estão entre nós bem fortes,mas de uma certa forma meio velados e ,agora,com o isolamento social em que estamos obrigados ,devido a pandemia do COVID-19.

Muitos irão dizer que dependem da região do país,da educação recebida ou da genética. Ou de todos esses juntos mais outros que vão aparecendo .A maioria das pessoas , hoje em dia, não está acostumada a conversar entre si em casa por exemplo horas a fio e casos de relacionamentos abusivos cresceram, o desrespeito ao próximo juntamente com agressões verbais e ou físicas também,apesar que a internet facilitou e muito as denúncias. E sem falar na violência doméstica,que está mostrando um número assustador,cada vez que entramos em alguma mídia social. E muitos se perguntam : o que está acontecendo com nossa sociedade? Isso já existia e só agora está aparecendo? Ou são as pessoas que estão facilitando as agressões e ficando mais corajosas em denunciar ?, pois as autoridades policiais e jurídicas estão sempre alertando e incentivando.

O direito de escolha é para todos.Continua sendo. Entretanto,com tudo isso que está acontecendo a nossa volta ,notamos, um grande retrocesso em alguns itens mostrados. Porque para as mulheres , a situação mundial que se apresenta,favoreceu o machismo e está trazendo uma grande reflexão para ambos os gêneros . Invasão de privacidade, falta de educação, vida pessoal observada e mais comentada e etc, estão recaindo como nunca , apenas com elas . E como se só elas fossem as únicas culpadas pelo que está havendo no mundo.

Nossa vida facilitou muito com a chegada da internet e da tecnologia. Mas mesmo assim a igualdade de direitos e escolhas permanecem um tanto prejudicadas. O fato das mulheres,em pleno século XXI ,ainda terem que provar que são donas de suas escolhas , aqui incluindo o direito a ter ou não alguém no momento em que queiram, a escolha de terem ou não filhos , o emprego condizente com seu talento e vocação e tantas outras coisas , é uma ida sem volta aos tempos das cavernas. E esse tempo de isolamento social está mostrando que as relações interpessoais em caráter mundial, devem ser relidas , melhoradas e mudadas urgentemente, para um convívio sadio e de direito. Não mais podemos ter conceitos tradicionais antes aceitos e permitidos como normais. A preguiça e “ o olho fechado” devem dar espaço para a modernidade de fato. Caso contrário, continuaremos a ter tragédias e mais tragédias mostradas na TV, por exemplo, derivadas por motivos bobos,como um som alto do apto de cima ou porque deixou sapatos à porta,atrapalhando a passada para o apto vizinho.

Então, até quando as mulheres terão que dar explicações sobre seus atos e escolhas,em pleno século XXI? Até quando notaremos tantas diferenças nas unidades médicas ?E tantas outras diferenças veladas?