Filme Arretado

ADORO cinema . Para mim não é a sétima arte, mas a primeira. Não sou expert em cinema, mas sou alguém que começou a ficar viciado em cinema ainda menino de calças curtas.

Durante este isolamento, agora já decretaram aqui o lockdown, estou reassistindo vários filmes antigos. E um deles (que durante os últimos 30 anos, assisti ene vezes) me comovi quando ontem assisti-o novamente. É um filme em preto e branco, mas uma obra-prima do cinema. Começa com um letreiro explicando o momento vivido pelo mundo. Decorei essa explicação:

"Com o início da Segunda Guerra Mundial, o olhar de muitos na Europa aprisionada voltou-se esperançoso ou desesperado,para a liberdade das Américas. Lisboa tornou-se o grande ponto de embarque. Mas nem todos podiam ir até lá diretamente. E assim, uma trilha tortuosa de refugiados surgiu. De Paris a Marselha, cruzando o Mediterrâneo até Orã, e de lá via trem, carros ou a pé pela costa africana até Casablanca, no Marrocos francês. Chegando a esse poro, os flizardos, com a ajuda do dinheiro, influência ou sorte, poderiam conseguir vistos de saída e escapar para Lisboa. E de Lisboa para o Novo Mundo. Mas outros esperam, esperam e esperam... ".

Bom, e aí começa o filme "Casablanca", um filme fora de série. É claro que os personagens principais, Rick e Ilsa, papéis vividos por Humphrey Bogart e Ingrid de Bergman arrebentam, mas há que se destacar os papeis vividos por Paul Henreid, Peter Lorree Claude Rains.

O filme conta a história de amor conturbada de Rick e Ilsa, uma história que começara em Paris onde ela o abandonou. E, de repente, ela aparece no bar dele em Casablanca. Arretada é a cena rm que ela pede ao pianista Sam para tocar a música, "As Time Goes By". Mas ainda mais arretada é a cena em que o revolucionário tcheco faz a orquestra tocar e todos cantam a "Marselhesa" e ofuscam a provocação de membros da Gestapo que cantavam o hino dos nazistas.Mas a cena que faz vibrar de emoção é o momento e que Ilse e o tcheco vãoviajar no avião,tudo viabilizado por Rick, ela pergunta a ele: - E nós, Rick? E ele responde bancando o durão: - Nós sempre teremos Paris.

Assistam novamente ao filme. Vale a pena.Inté,-

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/05/2020
Código do texto: T6945998
Classificação de conteúdo: seguro