ÁRVORE MARCA HISTÓRIA DE JACARACI

Peruca felpuda

Uma boa lembrança de Jacaraci é, sem dúvida, a palmeira que durante anos acompanha o crescimento do lugar, sendo coisa rara para os dias de hoje, sempre presente no ambiente. Por isso, nada mais justo, que considerá-la como a herança de nossos antepassados. Resiste ao tempo, ganhando espaço na cidade, como o principal atrativo da região. Única, diferente, formosa. Olhada de perto ou de longe parece 'está sorrindo para você'. O que é senão uma dádiva da natureza?! Sim, não duvide. Viu gente passar e virar a esquina, muitas das vezes olhando com o 'rabo do olho' a sua serena magestade.

A palmeira mede 140m de altura. Fica no alto da Praça N. S. da Boa Viagem, dominando a paisagem, como se quisesse tocar o céu. A subida da ladeira oferece uma vista melhor da palmeira. Divide a cena com o prédio da Câmara Municipal, no lado esquerdo da rua, sentido Clube Social. De vez em quando, solta palhas secas derrubadas pelo vento. Possui tronco grosso, esverdeado e crespo. Não se sabe, ao certo, a profundidade da raiz. Surgiu no período do Pau Brasil. Há quem diga que Dom Pedro II distribuiu mudas para serem plantadas em todo o império.

Essa mesma árvore existe há mais de 100 anos, como marco na história de Jacaraci, município situado no sudoeste baiano. O cenário não é o mesmo, sem a presença da árvore centenária. Merece o pincel de algum artista. A planta já esteve no fundo de retratos, preto e branco, quando se usava a velha câmera kodak. Atrai atenções, meche com nossa imaginação, alimenta a esperança de novos tempos. Uma árvore desse porte representa a conquista pela terra. Possui peso e medida. Tamanho e guarida. Será ela uma contadeira de estória? Talvez possa ser.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 12/05/2020
Reeditado em 12/05/2020
Código do texto: T6944879
Classificação de conteúdo: seguro