UMA HISTÓRIA LONGA E TRISTE... 08h31min.

Faltam dois dias para chegarmos ao dia 13 de maio, quando no longínquo ano 1888, finalmente a escravidão do Brasil, foi abolida, num decreto bem sucinto, que punha fim a mais de 350 anos, da vil exploração em que seres humanos, vindos da África, cuja “falta maior” são terem a pele negra...

Nosso país foi um dos últimos a abolir a escravatura, veio por etapa, dava a liberdade aos escravos que completassem 60 anos, - lei dos Sexagenário – e os nascidos daquela data em diante, - Lei do ventre Livre – e na data mencionada a Princesa Izabel, que estava em lugar de seu pai, - Imperador Dom Pedro II – assinou o memorável e esperado Decreto da Abolição da escravatura em solo brasileiro...

Este decreto, “mexeu”, com os poderosos, donos de escravos, que usufruíam de mão de obra para tocarem seus negócios, principalmente ligados a agricultura, ficaram “estarrecidos”, com este ato “arbitrário” do governo monárquico, que estava completando perto de meio século, e, tinham a esperança de serem “indenizados”, pois esta valiosa mão de obra havia sido comprado dos mercadores de escravos...

Ledo engano isto não acabou acontecendo, concidentemente um ano e meio depois, acabou esta modalidade de governo, quando teve início a República...

Convém mencionar que a escravatura não foi restrita aos povos da África, desde os primórdios de nossa história, as nações que decladivam em guerras, parte dos vencidos independente da cor de sua pelo eram trazidos como escravos, no destaque a esta vil prática está os romanos...

Também havia em nosso país, a exploração urbana, pratica bem comuns naquela época, muitos senhores de escravos aproveitava a sua mão de obra, saiam a vender vários produtos, cuja maior parte do lucro deveria ficar entregue para seus “senhores”, até mesmo nas horas vagas, sua mão de obra era ofertada a outros moradores, que não dispunham de escravos, para executar tarefas de vários tipos, cuja maior parte dos pagamentos, caberia entregar aos seus “donos”...

Neste contexto de difícil entendimento, certamente está a Lei Ação e Reação, isto é, de todo mal Deus pode tirar um bem, ressarcimento de “dividas” passadas, ao mesmo tempo, o uso do livre arbítrio, para “semear”, carmas negativo, que precisarão serem ressarcidos no futuro, quando muitos haverão de perguntar: porque isto está acontecendo comigo? Sou uma pessoa íntegra e cumpridora dos meus deveres, porém, esta pessoa, esquece-se de seus desatinos passados, em que o “semear” é facultativo, mas a “colheita” é obrigatória...

Finalmente, parte dos males que acontecem em nossa pátria, poderia ser o resultado de desmandos por anos de prática, nesta abominável pratica: a escravidão... 09h12min. Curitiba, 11 de maio de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site Walmor. zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/05/2020
Código do texto: T6943915
Classificação de conteúdo: seguro