Sobre a Tal Reciprocidade...
Você já teve um sorriso súbito só de lembrar de alguém? Já se pegou querendo mandar uma mensagem, fazer uma ligação, mandar uma foto, sinal de fumaça ou coisa parecida pra alguém? Tenho pensado sobre esses sentimentos e o que eles causam na gente. Uma das lições mais importantes que podemos ter é primeiramente saber que “amor unilateral” só traz dor. Uma pessoa só, não sustenta o amor em nenhum grau. Amor é construção. É cumplicidade. É reciprocidade. E essa tal aí, é a palavra chave. Reciprocidade.
Essa tal Reciprocidade é rara. Sabe quando você ouve um: “tava pensando em ti agora mesmo”, “guardei aquele chocolate pra gente dividir”, “avisa quando chegar”, “passando pra saber como está sendo seu dia” ou um “tô com saudade”. Reciprocidade não se trata de gestos grandiosos aos olhos, não se trata se ver as coisas, mas sim de sentir.
Reciprocidade é retorno. Sem cobrança. Sem pressa. Sem roteiro. Ela sempre vem acompanhada de outros. Cumplicidade, naturalidade, saudade... E por aí vai.
Às vezes me pego cantando aquela musica, de quando me disse a seguinte frase: “ouvi essa musica e lembrei da gente”. Pra mim isso é reciprocidade. Saber que pensa em mim na mesma proporção que penso, que lembro. Saber que quer estar comigo, tanto o quanto eu quero estar junto. Talvez apenas pra ouvir um: “tá fazendo o que amorzão?” não que a intenção seja realmente saber o que está fazendo, mas pra saber se está pensando em mim.
Sabe quando se sente seguro? Quando se tem certezas? Quando não se tem pressa nem urgência? Pois é, essa é a tal reciprocidade. Nutrida de ambos os lados. Não é sobre condescendência, nem de se dobrar para caber na vida de ninguém, mas de saber que você pode ser quem você é de verdade, e mesmo assim ser apreciado, ser respeitado, ser aceito.
Algo tão belo em teoria, mas tão raro na prática. Mas ainda assim, possível. Às vezes até desacreditada por muitos que já pensaram tê-la um dia, e por fim acabam por se tornar aquilo que as feriu, e perdem parte de sua essência. Já até me disseram que é inocência de minha parte acreditar nisso nos dias de hoje, que sonho alto demais. Pra mim o que faz ser tão valioso e genuíno é exatamente isso, o fato de ser raro.
Reciprocidade. É isso que faz as coisas darem certo.