Conspirações X Fakenews
Conspirações
Conspirações são formadas por uma sociedade maniqueísta (guerra entre o bem e o mal) há milênios. Impõem ideias individuais ou em grupo. São formadas por lendas folclóricas (fadas, duendes, etc) ou urbanas (preconizações religiosas, políticas, seitas, etc). Normalmente se propagam oralmente e, atualmente, através da Internet ( o que se torna mais maligno devido à ausência de provas dessas fontes e origens dessas ideias). Quanto maiores os rumores , mais as pessoas se convencem das falsas verdades e incorre-se na propagação imediata de falsas informações . Um grande perigo para estigmatizar o conhecimento nessa batalha constante entre o bem e o mal .
As conspirações atuais são desenvolvidas para se atuar na esfera política e capitalista. Destacando- se os títulos dados à Nova Ordem Mundial. Uma razão a mais para não deixar morrer a guerra ideológica após o desmantelamento da Guerra Fria ( enfatizando sempre as forças do bem “liberdade” e as forças do mal com a falta de). A necessidade do indivíduo de estar sempre buscando uma explicação para as formas invisíveis de energia e fenômenos (desde os fenômenos transcendentais até os científicos e políticos). Uma volúpia por respostas ainda não definidas.
Um dos objetivos em alimentar essas conspirações resulta em best-sellers de livros , filmes , marketing, fundamentos religiosos , construção de webpages, etc . Isso tudo
já previamente contextualizado pelas ondas maciças da comunicação. Conspiração é Fake News vendem, para os crédulos ou incrédulos , essa é a verdade .
A paranóica perseguição de que estamos sob a égide do mal alimenta as conspirações para extravasar o questionamento sobre o futuro da espécie no planeta.
Conspirações e fake News vendem tanto para os incrédulos ou crédulos, esta é a verdade .