Imagem: Google
Educação Financeira 2 - A Ganância
A escola não prepara o brasileiro para ser um empreendedor e sim para ser apenas mais um trabalhador, peça de uma engrenagem, a mover o capitalismo e perpetuar o abismo econômico e social que existe no Brasil. Assunto abordado em Educação Financeira 1.
Alguns brasileiros aceitam a condição imposta pelas relações trabalhistas no País, mas não é o que desejam para si; têm o sonho de ter uma qualidade de vida melhor e ofertar possibilidades reais de crescimento para a sua família. No entanto, é preciso ter um bom lastro financeiro para usufruir a vida de forma mais plena e intensa. Por não ter uma educação financeira o brasileiro trabalha, trabalha e trabalha onde alguns gastam todo o capital fruto da sua labuta e vivem as voltas com dividas sobre dividas - chamo a estes de "os gastadores"; outros, por pensarem mais no futuro constituem uma reserva de capital pensando em fazer uma linda viagem, uma bela festa ou pensando em ter uma vida mais tranquila na aposentadoria - são os poupadores. Este é o nosso cenário. Quantos amigos e familiares conhecemos que assim procedem?
A poupança é a menina dos olhos para grande parte da população brasileira. Muitos reservam dinheiro nesta conta para ter caixa e usar em situações imprevistas ou para eventos planejados. Quando um casal tem filhos, por exemplo, uma das medidas tomadas é abrir uma caderneta de poupança a fim de assegurar-lhe o acesso a bons estudos. A ausência de informações financeiras retira do cidadão a oportunidade de fazer boas aplicações do seu capital financeiro, mas a internet é um celeiro de conhecimento sobre todas as áreas, e finanças e conomia também estão na rede.
A internet revolucionou o nosso modo de interagir com o mundo. Temos acesso a uma infinidade de informações verdadeiras e também falsas. Some-se a isso os golpes que antes eram orquestrados no mundo real, migraram para o mundo virtual e somos bombardeados com informções que nos induzem a cometer erros e cair nessas ciladas. No Mercado Financeiro não é diferente. Sempre lemos nos jornais sobre o golpe da pirâmide financeira, proibido no Brasil, mas que na busca por dinheiro fácil e rápido as pessoas acabam caindo e colocam seu capital e perdem tudo.
Além das pirâmides financeiras, muitos poupadores são levados para a bolsa de valores influenciados por Youtubers que prometem ganhos fáceis e rápidos com a renda variável. Entoam o canto da sereia de que dinheiro na poupança é dinheiro que rende muito pouco e pode até perder para a inflação. Oferecem cursos demasiadamente caros sobre como operar no mercado de capitais, porém são cursos superficiais que não abordam em profundidade a dinâmica da renda variável. Iludem o pequeno poupador com a promessa de grandes ganhos, de enriquecimento fãcil e rápido e assim obtêm seus lucros na venda de cursos e levam muitos ao mercado e ao desespero, pois sem uma base sólida e gestão de riscos eficaz perdem todas as suas economias num breve espaço de tempo. Que nome podemos atribuir ao fato das pessoas agirem assim? Acreditar em algo que um desconhecido diz pela internet ou que ficará rico do dia paa a noite? Ganância! Esta é a palavra correta que leva muitos a quebrar a banca, apesar de serem pessoas do bem e trabalhadoras.
No Brasil temos várias opções de investimentos dentre elas: Poupança, Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, LC, RDB, CRI, CRA, COE, Debêntures, Fundo de Investimento, Fundo de Investimento Imobiliário, Ações, Opções. Lembrando que título de capitalização não é investimento. Então, jamais devemos fazer algo sem ter conhecimento sobre como funciona e quais são as regras. É preciso entender muito bem onde estamos colocando o nosso dinheiro para não vê-lo virar fumaça. Portanto, quando o gerente do nosso banco ou alguém que trabalha no mercado financeiro nos oferecer algum produto financeiro não sejamos gananciosos na busca pelo dinheiro fácil e rápido. É importante pensar sobre o que nos é oferecido, os riscos e o quanto de informações precisamos para fazer bom uso do nosso capital a fim de maximizá-lo de forma segura e duradoura. Na próxima crônica, farei uma breve descrição sobre estas opções de investimentos. A dica que deixo aqui é a de que sejamos prudentes e ambiciosos, jamais gananciosos, pois não existe ganho de dinheiro fácil a não ser o obtido de modo ilícito (sujeito as penalidades da lei) ou o proveniente de prêmios de loteria.
Alvaniza Macedo
09/05/2020
SIGLAS:
CDB: Certificado de Depósito Bancário;
LCI: Letras de Crédito Imobiliário;
LCA: Letras de Crédito do Agronegócio;
LC: Letra de Câmbio;
RDB: Recibos de Depósito Bancário:
CRI: Certificados Recebíveis Imobiliários;
CRA: Certificados Recebíveis do Agro negócio;
COE: Certificado de Operações Estruturadas.