A CRÍTICA.

A crítica faz o trabalho dos mineiros, que descem às profundezas mais absconsas, onde vão à procura dos filões sinuosos que ora rebrilham, ora desaparecem, mergulhando na terra e reencarnando na terra.

Essa viagem do crítico no invólucro do pensamento, se dilata em interpretações quando lhe toca a essência. É inconteste o valor da boa crítica.

Penetrar a alma do escritor, as ideias recalcadas que lhe traem a intenção, deixando desnuda a verdade escondida, o que viveu e vive, suas angústias e questões agravadas pela emoção e dificuldades, é tarefa nobre e difícil.

Por vezes a crítica, o processo crítico, é desumano, daí os desmandos, as aleivosias, críticas desarrazoadas e destruidoras, o que deseduca, desfigura, arruína.

Criticar é construir, aplaudir ou condenar, nunca corrigir.

O escritor que realmente tem como escopo essa missão, não necessita ser corrigido, nem carece de correção ao texto observado, conhece a língua. A crítica se volta para configurar, aparando, arestas pródigas ou não, do substrato de suas ideias, recortando passagens em analogia ao cenário que envolve emoções, esculpidas em dramas, alegrias e felicidades.

O trabalho da crítica pressupõe conhecimentos aprofundados de história, filosofia, linguística, direito, medicina, etc. É um vasto campo onde passeia o exercício do “logos” a tanto dedicado.

Serenidade e sinceridade são seus aliados, isenção e visão macro suas metas no andamento do procedimento de análise permanente do que se desenrola na sociedade.

Os que se dedicam a esse delicado mister de desvendar o sentimento alheio, ora límpido através de sua escrita, não raro tisnado pela dureza da forma, muitas vezes incompreendido pela prevenção do espírito, devem ter em mira ásperos terrenos que encontrará.

São paragens quase sempre próximas dos cérebros sem cultivo e de corações menos aparelhados, que desconhecem a felicidade do verdadeiro riso e da lágrima que emociona.

Uma viagem criativa e dramática para a sensibilidade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/05/2020
Código do texto: T6939199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.