"TENTE MAIS TARDE, POR FAVOR!"

E de repente...a vida muda.

Algo diferente acontece no planeta a colocar em xeque tudo o que foi mal feito ou todo o primordial que ficou por se fazer.

Ao vivo, tipo "in live" a gente vê o básico do que se aprendeu nos livros, o triste fato de que corpos já muito doentes sempre ressentem mais com a chegada duma nova doença.

Os políticos do mundo, então, todos iguais na essência das causas próprias, buscam os melhores holofotes, as mínimas chances de oratórias falaciosas, alguns fingem que comandam, muitos fingem que se importam, outros tratam de organizar o novo mundo na tentativa de disfarçar os déficits das suas próprias responsabilidades irresponsáveis.

O dinheiro nunca tido aparece como por milagre, sem necessidade de se licitar a caridade e a solidariedade, afinal, o planeta está em guerra contra um inimigo único e invisível: um novo vírus que demanda por atitudes onerosas.

Cá e acolá é preciso salvar vidas...e eleições.

Por aqui são muitos os serviços ditos "graciosamente" oferecidos à população por todas as mídias, inclusive pelo velho telefone, basta discar "0800" e desfrutar da promessa de que todos estarão à pronta disposição, onde a cidadania negada há décadas, via eficiência nunca vista, será toda doada de graça e a toque de caixa, inclusive nas amontoadas e desesperadas fila das Caixas humanitárias, como se ninguém nunca houvesse pagado impostos pelos caminhos esquecidos.

Então, eu disco um 0800 das mídias para qualquer necessidade inesperada, afinal, metade do mundo está em "home-office" gritando em coro #fiqueemcasa...e a outra metade está nas ruas tentando sobreviver nos primeiros degraus da pirâmide de Maslow social e historicamente negada.

Uma igualdade humana de fazer arrepios...

Na linha sempre bamba, ao se aguardar todas as oferendas de fazer inveja ao primeiro mundo, depois dum "menu eletrônico" cansativo e impessoal, constato que milagrosamente o sistema ainda não caiu,-olha isso!- mas logo depois entendo os pedidos:

"Aguarde...todas as linhas estão ocupadas" ou "no momento não podemos lhe atender, tente mais tarde por favor".

Tente mais tarde por favor?" Como assim? Tentar de novo é tentar mais uma vez?

Só pode ser brincadeira...

Digo que faz anos e mais anos que TODOS, a dita população cidadã, aguarda por algo a se tentar mais tarde.

Alguém pede para todos usarem máscaras enquanto algumas máscaras inexoravelmente caem pela terra desolada.

Sim...tentamos sim! Sempre mais tarde.

Tentamos mais tarde no resultado pífio de mais uma urna...e mais outra...e mais outra...

Tentamos mais tarde na esperança de que a infância seja acolhida e retirada das ruas.

Tentamos mais tarde para acreditar que a terceira idade um dia sobreviva depois duma vida ilibadamente trabalhada.

Tentamos mais tarde para não mais ver a saúde carbonizada no rescaldo "gestor" dos políticos ineficientes de eras e mais eras...

Tentamos mais tarde a aguardar pelo novo discurso, dentre tantos, do mais promissor salvador da hora.

Tentamos mais tarde para acreditar que nossos impostos reverterão em serviços sérios para toda a coletividade esquecida.

Então eu me animo a tentar de novo:

-Alô? -Alô? -Alguém me ouve?

E do outro lado da linha:

"-Por favor, nossas linhas estão ocupadas, tente mais tarde"

Parei para pensar no fato de que todos nós continuamos a tentar...

Tentamos mais tarde na esperança utópica e robotizada de que todas as linhas estarão disponíveis para nos socorrer frente, a exemplo atual, à desgraça pandêmica viral que delineia claramente todas as comorbidades sociais que nunca nos foram socorridas, porque a corrupção nos derreteu socialmente no alicerce dos Direitos Humanos.

O vírus, então, grita alto pelo tudo que tentamos mais tarde...

E tentamos mais tarde só para constatar que toda tragédia pode render dividendos...aos mesmos de igual "modus operandi" que nos pedem para tentar.

E mais tarde inclusive, tentamos para aprender que caridade tem marketing garantido para as bondades de grifes.

Tentativas mil...para observar que no pódio dos responsáveis sempre cabe mais um superfaturamento em meio às dores humanas.

Quantas máscaras superfaturadas porosas aos vermes terrenos...

Tentamos mais tarde a aguardar que a educação nos seja implementada com urgência, para ao menos nos esperançar pelo direito à morte mais justa e suave do todo, em meio a tantas que ocorrem epidemicamente em causas evitáveis negligenciadas.

Tentemos mais tarde por favor! Não desistamos!

Tentemos mais tarde e mais uma vez, mas...que seja para nunca mais constatarmos que nossa sociedade, a despeito do novo coronavírus que nos asfixia os pulmões em massa, há tempos caminha depauperada,sem fôlego e com a voz embargada, frente ao rescaldo escancarado de todas a corrupções históricas, essa mesma, que hoje com disfarce da igual matéria apodrecida superfatura até O AR sobre o desespero de quem tenta mais uma vez respirar...ainda que agora lhe seja tarde demais.

"tente mais tarde , por favor..."

Tente...

Quem sabe um dia, a CIDADANIA, de tanto tentar, se canse de esperar na fila dos nadas...num meio asfixiado de tudo.