Compradores e vendedores de batatas os governantes do Brasil
Senhoras e senhores do mundo todo, por favor, não visitem o Brasil. Caso queiram fazer, esperem até que o sol imploda. Depois disso, será seguro vir a este país. Antes deste momento, quem vier, terá algum motivo a se arrepender em ter passeado cá. E não se atenha apenas a pandemia mundial, como o infortúnio da malograda viagem. Esta é apenas uma molécula de H²O congelada, no corpo submerso do iceberg.
Tenham certeza senhoras e senhores, em hospitais deste país, profissionais de saúde se recusam a tratar pessoas infectadas com o Covid 19 e com razão. Estes, além de ter que escolher entre quem vive e quem morre (por falta de leitos, respiradores...), não têm equipamentos básicos para sua própria segurança (luvas, mascaras...). Parece um absurdo, mas não é, na verdade isto é apenas uma molécula de H²O congelada, no corpo submerso do iceberg.
E as justificativas de quem gere o país para tal absurdo: “isso será brevemente resolvido” ou, “em meu mandato transformarei este país em um lugar melhor”. Porém, senhoras e senhores do mundo todo, estas são apenas palavras ao vento, de pesos mortos, que gerem o corpo doente do iceberg submerso.
Ao povo que eleva estas pessoas como gestores da nação, nesta fase calamitosa mundial, o governo para ajudar, “quem perdeu seu ganha pão”, dará a população menos favorecida alguns trocados. Dividido em parcelas. Já, entre quem faz as leis, as julga e quem as executa, senhoras e senhores do mundo todo. Pasmem, para estes, ajudas, auxílios, cumulações de salários, aposentadorias especiais e mais uma infinidade de manjares. E há quem brade aos quatro cantos do mundo: “não sou um privilegiado, preciso comer como qualquer ser humano”. Imaginem senhoras e senhores do mundo todo que, ao justificarem seus ganhos salários desproporcionais, um político ou serventuário diga, “preciso comer com o salário que ganho”. Só doido para acatar esta desculpa esfarrapada como justa. Doido sim, haja vista que, o salário mínimo do Brasil, que deveria nutrir uma família, em muitos casos é inferior a auxílios recebidos por parlamentares. Estes auxílios são o cúmulo do absurdo, tem auxilio paletó, celular e outros. Uma senhora que recebia mais de trinta vezes o salário mínimo nacional, pleiteou a cumulação de aposentadoria, pois, precisava comer. Deve ser A cachalote glutona, pois come por trinta famílias.
Contudo, como entender a justiça destas pessoas? Não há, o que existe são dois pesos e duas medidas. Para quem trata o povo com “justiça”, fartos ganhos, isenção de impostos, senadores de seis meses e outras guloseimas de sobremesa. À população, salários e aposentadorias sem um valor real de dignidade humana. E também, um sistema público de saúde falido e sucateado, regiões sem saneamento básico e muitas outras doenças terminais a população. E claro, tudo recheado de impostos.
Há uma frase em uma música que retrata a esperança do povo brasileiro:
“quando sair o fulano, entrar o sicrano será bem melhor, mas entra ano e sai ano e o tal do fulano ainda é pior”.
O salvador do Brasil? Podemos imaginar que isso só ocorrerá na próxima administração divina. Somente após Deus se aposentar, deveremos ter o “sicrano”, que acabará com a corrupção deste Brasil.
Quem conhece a história do Brasil afirma que, a corrupção iniciou na carta de Pedro Vaz de Caminha, quando este retratava o que encontrou as novas terras. E no final desta, pediu ao rei de Portugal que ajudasse um primo que precisava de um emprego. Senhoras e senhores do mundo todo, a corrupção no Brasil é secular. Encontrasse enraizada na história do país e pode ser comprovada até, por carbono 14.
Daquela época até hoje, o vírus se transformou e fez muitas vítimas. Também deixou famílias políticas muito ricas. Há lugares no país, onde um rio deveria ter sido transporto há séculos. Não foi, mas a verba para sua obra deixou/deixa muita gente com o “embornal cheio”. Um ex-presidente do país ganhou tanto dinheiro, quando governou o país, que seu filho, de tratador de animais de um zoológico, passou a ter jatinho próprio, carros superesportivos dentre outros bens.
E a coisa não muda nunca, a população esta sempre esperando o salvador da pátria. Como a música lembra? “quando sair o fulano, entrar o sicrano será bem melhor, mas entra ano e sai ano e o tal do fulano ainda é pior”.
Contudo, atualmente muitas pessoas sonharam com a possibilidade de isto acontecer. Porém, mais uma vez nada mudou.
Possivelmente, o atual chefe do poder executivo, tenha tido boas ideias para fazer isto, mudar este país para um lugar melhor. Entretanto, não obteve êxito, por conta do mal que assola os políticos que pretendem transformar este moribundo Brasil capenga, em um novo florão da América. Ele, ou pessoas de sua família, podem ter o “rabo preso” com algum ato ilícito. E para salvar, ou tentar isto, precisaria mexer alguns “pauzinhos”, a fim de que, a sujeira não emporcalhasse seu nome politicamente. Ou seja, nomeando quem atenda a seus interesses. Com a intenção de deixar a sujeira submersa, no corpo doente do iceberg.
Contudo, como não é do interesse da oposição, ter a situação bem, na administração do país. Esta pode ter “cartas na manga”, para tentar frear a fase do atual governo. E uma pessoa incumbida em solucionar problemas atinentes à população, fez e talvez com justiça, uma sanção a quem o chefe do executivo determinou, como sendo apto, a tal cargo. Caso a intenção do presidente executivo fosse esta, esconder a sujeira, quem sancionou agiu corretamente. Já, se foi uma “carta na manga” da oposição. Agiu por interesses próprios, visando à chefia do poder executivo no país. Então, não há do que se gabar. Quer a galinha dos ovos de ouro para si, apenas com o intuito de governar, ser poder e sangrar outra vez a população com saques, assaltos ao erário e outras falcatruas indignas de qualquer governo. Como disse um senador em campanha política nos EUA: “ontem ele era um candidato, hoje ele é meu presidente”. Subentendesse com isto que, situação e oposição devam andar de mãos dadas para o bem do país e não um, “passando a rasteira no outro”. Como acontece no Brasil.
Em muitos países desenvolvidos no mundo, há uma divisão clara entre as forças que governam o país. Democratas e Republicamos situação e oposição, direita e esquerda e mais algumas. Contudo, no Brasil a coisa não é assim. Aqui é comum ouvirmos centrão, quer dizer, nem esquerda ou direita. Há também os conservadores de direita. Não podemos deixar de mencionar a oposição ou esquerda. Há quem fale em beque central, goleiro e outras. Isto senhoras e senhores do mundo todo, parece certamente escalação de time de futebol. E qual o proveito disto para a população? Nada, todos querem apenas barganhar cargos, ministérios, ou conseguir algum privilégio. Em outras palavras, quando o governo concede a um partido, determinado ministério, por exemplo, o favorecido sempre será situação. Caso não, será oposição. Lembra o antigo mensalão, que, trocado em miúdos é a mesma coisa. Apenas em outras palavras. Ou seja, senhoras e senhores do mundo todo, esta política do toma lá da cá, é a parte mais podre da água submesa de um iceberg. E quem nunca ganha nada com isto, é a população.
Contudo, pareceu que desta vez o chefe do executivo no Brasil, faria alguma coisa para mudar esta pocilga.
Este senhor, senhoras e senhores, pareceu ser o diferencial na virada que é esperada há séculos, na administração do país. A fim de ser aqui, o lugar perfeito para se morar. Entretanto, não vingou por um motivo simples, os governantes do Brasil, em sua maioria esmagadora, tem o rabo preso com seu passado político. E a oposição encontrou o tendão de Aquiles, do atual chefe do executivo e faz este senhor trabalhar até onde soltam a corda. Logo, enquanto ambas as partes (situação e oposição) estiverem com seus rabos entrelaçados, o país não ira para frente. Estaremos sempre estagnados na caca de um ou outro.
E como fazer para mudar este mal que assola o país, há séculos? Que tal copiarmos o Liberté, Egalité, Fraternité, temas da revolução francesa que pôs fim a bastilha corrupta e fez da França, uma potência mundial hoje. Resolveria? Muito provavelmente não.
Há uma expressão popular interessante: “digas com quem tu andas que direi quem tu és”.
Senhoras e senhores do mundo todo, os políticos que governam este país, são crias do povo. Logo, o povo é contaminado. Então, somos reflexos de quem elegemos para nos representar na administração do país.
Houve recentemente duas situações que representam bem esta afirmação. Uma com a greve justa dos caminhoneiros. Estes, buscavam trabalhar e receber por isto, haja vista que, com os preços dos pedágios, combustíveis e outros encargos, a classe precisava pagar para trabalhar. E a greve existiu, os caminhoneiros pararam e a população apoiou, muitas pessoas levavam comida a estas pessoas. Houve quem foi onde os caminhoneiros estavam e ajudou lavando a roupa destes trabalhadores. Porém, houve quem agiu como traidor, ao invés de apoiar a greve que traria resultados positivos a toda população. Pois, o que pleiteavam ajudaria toda sociedade brasileira. Fez? Não, uns cabeças de camarão, adquiriam determinados produtos que a população precisava e os revendiam a preços absurdo. Por exemplo, não havia batata no mercado, o que fazer? Duas coisas, não comer batata a mais lógica, afinal você quer ajudar a população. Ou, não comprar batatas de quem as vende por um preço absurdo. Deixe quem comprou as batatas, que faça com elas o que for melhor. Entretanto, que faça rápido, pois, as batatas iram apodrecer logo. E há três saídas para a situação, congele e pague para isso, não compre batata e coma chuchu, ou deixe quem comprou as batatas, perder seu investimento. Todos deixando de comer batatas, seu preço voltaria ao normal.
Outra situação que mostra a personalidade da população brasileira. Agora como o Covid 19, o governo via seus profissionais de saúde, disseram que o uso do álcool em gel, ajudaria a barrar o avanço da doença. O que a população fez? Comprou todo álcool em gel possível e o revendia a preços absurdamente altos. Outros fizeram a mesma coisa com mascaras. Poucos dias atrás foi dito que, pessoas com o vírus morrem de pneumonia. Adivinhem? Claro, a vacina para esta doença que custava 130 reais, foi para trezentos reais.
Logo, senhoras e senhores do mundo todo, os governantes deste país, trazem algo de berço, veem de uma sociedade pobre culturalmente. E isto nada mais é que, um imenso bloco de água contaminada e congelada, submersa em forma de iceberg.
Então, quando alguém justifica que seu salário é justo, “pois, o legislador (que é ele próprio) vê como tal” ou, “eu preciso comer”, não há qualquer absurdo na fala desta pessoa. Pois, na greve dos caminhoneiros, ele comprou ou vendeu batatas.
Por fim, senhoras e senhores do mundo todo, não há muito que se ver de bom no Brasil, fiquem onde vocês estão. Vindo para este país pobre culturalmente, que ainda pratica canibalismo, não levarão boas recordações e ainda, caso precisem de um hospital para tratar do Covid 19, muito provavelmente irão morrer. Não temos mascaras, leitos e até profissionais para tratá-los, pois, morreram antes de você adoecer.
Um iceberg tem aproximadamente noventa por cento do seu corpo submerso e navega sem rumo. Há uma relação de peso e contra peso que o faz flutuar, provada por Arquimedes. Assim deveria navegar o Brasil, nove por cento da população quer um pais melhor, contudo, os oitenta e nove por cento do H³O submerso, quer afundar o país.
O escritor do lago