Pretensão e Deslumbramento
APESAR de ser do tipo casca grossa que não dá u passo maior do que podem suas pernas, e de ser totalmente avesso a qualquer tipo de homenagem e solenidade, não condeno os que tentam ascender na vida mesmo om as pernas meio bambas e curtas e nem os que adoram ser homenageados (desde que mereçam, respeito, só não compareço ao evento). Mas uma coisa é certa:sou até intolerante com a pretensão e obsessão de querer aparecer como o maioral.
Sempre recordo de um professor de Latim (nunca aprendi as declinações, aquele rosa, rosae, rosarum... , era zero em latim, ainda sou), era um sujeito muito culto e bom, ele às vezes se desviava do ensino do latim para comentar algo sobre a mitologia grega. Era o seu fraco. Taí, eu até gostava, me distraia ouvindo aquelas histórias... Uma delas nunca esqueci, e neste domingo me lembrei dela. Vou ressumir. Era sobre o labirinto em que aprisionaram o minotauro. Segundo o professor, Dédalo e o filho dele, Ícaro, construíram um labirinto em Creta para prender o minotauro. Conseguiram. Mas ficaram sem pode sair do labirinto. Então Dédalo construiu asas co penas de gaivota e as prendeu om cera de abelha no corpo dele e do filho. para saírem voando. E advertiu o filho que jamais voasse perto do Sol. Mas Ícaro quando começou a voar virou pretensioso e deslumbrado, então resolveu fazer cabriolas rasantes pero do Sol. Este derreteu a cera e as asas despencaram e Ícaro caiu no mar Egeu e morreu afogado.
O professor de Latim, limpando os óculos, terminou dizendo: - Pretensão e deslumbramento levam ao caminho da perdição.
Tem algumas pessoas desafiando o Sol até sem ass de gaivota coladas com cera de abelha. Inté.