A gente se acostuma.

( Crônica baseada no texto Marina Colasanti.)

A gente se acostuma, não deveria…

A gente se acostuma a tudo, a levantar às quatro da manhã, lavar o rosto as presas, engolir o café enquanto se come qualquer coisa, e depois sair aos tropeções para o trabalho. Se acostuma ao ritmo cada vez mais apertado do trabalho fazendo mais com menos, se acostuma a trabalhar dez horas por dia. Se acostuma com uma única folga, como se ela fosse o suficiente para repor sessenta horas por semana.

A gente se acostuma, não deveria…

A gente se acostuma a tudo, a ficar espremido no ônibus, se acostuma com horários malucos que só atrapalham. Se acostuma a pagar uma tarifa absurda na passagem para uma distância curta. Se acostuma com as desculpas esfarrapadas de que o valor cobrado não está sendo o suficiente para repor as despesas. Se acostuma com motoristas que não tem o mínimo de respeito com os passageiros. Se acostuma sem nunca reclamar, e quando o faz, é de tão má vontade que logo perde força.

A gente se acostuma, não deveria…

A gente se acostuma a tudo, a ficar atrás de um balcão lotado horas a fio, sem o direito de um simples pão com manteiga. Se acostuma a ser maltratado por clientes sem educação, e ainda ter que sorrir e ser cortês diante do palavrão jogado na cara. Se acostuma ao chefe dizer, "Você não está preparado para essa promoção", sendo que se executa a mesma função do que foi promovido. Se acostuma a aceitar sem nunca reclamar, a ouvir desculpas descuidadas e terrivelmente mal elaboradas. Se acostuma sem nunca reclamar.

A gente se acostuma, não deveria…

A gente se acostuma a tudo, as mentiras absurdas dadas pela equipe de saúde da cidade, ao discurso fantasioso de prefeitos mais preocupados com o lucro do que a vida. Se acostuma a assistir a corrupção de todos os dias no horário nobre, e ainda fazer piada e achar graça. Se acostuma a ser roubado de cara limpa, e ainda dizer para o assaltante: " Muito obrigado". Se acostuma a comprar cada vez mais caro, pagando impostos absurdos. Pois a nossa preocupação principal é o churrasco no fim de semana, essa é a única coisa que de fato importa nessa nação, o contra filé em medalhão e a caixa de cerveja nem gelada. Depois disso, nada mais importa.

A gente se acostuma, não deveria…

A gente se acostuma a tudo, a religiosos ladrões, preocupados unicamente com o tamanho do seu dízimo. Se acostuma a ouvi-los dizer: "Esse dinheiro que você recebeu do governo, deposite-o todo na obra". E você… Você será recompensado. Você se acostuma a acreditar nessas mentiras olhando o seu armário vazio enquanto os filhos passam fome. Se acostuma a aceitar sem nunca reclamar, achando que tudo é normal, e que em um passe de mágicas tudo vai mudar.

A gente se acostuma, não deveria, mas se acostuma.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 03/05/2020
Código do texto: T6935785
Classificação de conteúdo: seguro