Nero e o incêndio de Roma

CONFESSO que su meio cabreiro com a história oficial, aquela que a gente aprende ainda na escola e no ginásio. A começar pela História do Brasil, descobrimento, independência (?), república... O texto oficial mente mais do que cachorro de fateira. Mas a história tem algo positivo, hpa sempre um pesquisador que indo a fundo no seu trabalho consegue desmistificar muita coisa. Em resumo: a história não é uma jurisprudência firmada ou causa pétrea. Ela é mutável, possui furos e sempre é revista.

Vejam bem, sempre pensei que além de todos os crimes que cometeu, Nero, o imperador louco e cruel romano, havia mandado atear fogo em Roma enquanto tocava sua harpa. Pois bem, não é verdade, estava enganado - eu e muita gente - . Nero nunca mandou atear fogo em Roma. Na verdade, na hora do fogaréu ele estava na cidade de Anzio, a 50 kms de Roma. Na volta ainda ajudou a tentar apagar as chamas.

É claro que essa revelação histórica não limpa a barra do tirano crel e sanguinário, mas o incêndio de Roma nao foi obra dele.

Acho que é bom não ficar apenas com a versão oficial. Ela, repito, mente maisque cachorro de fateira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/05/2020
Código do texto: T6935168
Classificação de conteúdo: seguro