FATOS DA HISTÓRIA QUE SE REPETEM... 17h23min.

Assisto no Youtube, um vídeo muito bem feito, sobre o exílio da família imperial, ocorrido após o golpe militar, em que o Marechal Deodoro, foi a figura de “destaque”, - que por sinal era um militar de confiança do Imperador, imagine a decepção que sentiu sendo traído por seu amigo de longa data .

Além dos familiares do último imperador do Brasil, acompanharam amigos e amigas mais diletos, com destaque ao Engenheiro André Rebouças, construtores, - ele com seu irmão Antônio, que falecera quase no final da monumental obra ferroviária, que ligava Curitiba, a Paranaguá – ambos, tinham uma profunda gratidão, pois o imperador havia dado a eles, recursos financeiros para aprimorarem os seus estudos de engenharia na Europa...

Este calvário começara em novembro, após o dia 15, data da Proclamação da República, (1889) em que o povo não tinha o mínimo conhecimento, pois os fatos foram acontecendo, sem que o povo tivesse participação...

Quando, tudo foi “concluído”, já era tarde, pois o regime monárquico, após quase 50 anos deixaria de existir. Era final de dezembro, de 1991, quando o Imperador Dom Pedro II (1825/1891),* deu seus últimos suspiros, pois fora acometido de um forte resfriado que ocasionou uma forte pneumonia, apesar do atendimento médico, a sua esposa já tinha falecido, quando aportaram em Portugal, morreu num humilde hotel, custeado por amigos mais diretos, pois não aceitara a oferta, dos golpistas, que talvez o fizesse para “amortecer” suas consciências...

Em 1898 André falece na Ilha da Madeira, o engenheiro, que pesaroso, nunca mais retornou ao Brasil..

No final do documentário, há a afirmação que Rui Barbosa, (1849/1923)* no final de sua vida, se arrependeu amargamente de ter dado colaboração jurídica, para implantar o Supremo Tribunal Federal, até então recebia a denominação de Supremo Tribunal de Justiça, após o Brasil conseguir sua independência de Portugal.

Já naquele tempo, provocava atitudes e diretrizes não muito democráticas; foi o que assistimos neste último dia 29, numa atitude monocrática, um juiz impediu a posse do Diretor Geral da Polícia Federal, cuja nomeação, é atributo do Presidente da República...

Ultimamente o Supremo Tribunal Federal, tem tido atitudes, que fogem a coerência das leis, como por exemplo, numa sessão por 6x5 aboliu a prisão e Segunda Estância, prática jurídica comum, na totalidade dos países civilizados, com esta “decisão”, os réus já condenados foram soltos...

O Supremo em tais atitudes tem recebido a não aprovação da maioria dos brasileiros, pois deveria ser um “timoneiro”, salvaguardado a Lei e a Ordem jurídica... 18h09min.

Um bom feriado, mesmo “presos”, pois devemos obedecer a “lei”.

Curitiba, 30 de abril de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Nomes e datas compilados da Wikipédia.

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 30/04/2020
Código do texto: T6933452
Classificação de conteúdo: seguro