1990: Julho
Os livros que eu comprei há quatro anos (Os Pequenos Jangadeiros e A Serra dos Dois Meninos, de Aristides Fraga Lima) são meus companheirinhos nessa semana.
Há publicações que, daqui quase três décadas, serão marcadas por um tom amarelado e algumas pintinhas de oxidação. E nós mesmos traremos algumas marcas em nossa memória. Estampas, rabiscos, riscos, lágrimas secas, pancadas, enfim, sinais de que estamos vivos e remando contra a corrente.
Daqui uns anos eu creio ter publicado ao menos um livro nesta vida. Tenho apenas 13 anos e meio. Coisas acontecerão que não me será permitido saber. Apenas acontecerão. Marcando época. Esse ano (1990) será marcado para sempre em minha história como ser humano. Sinto isso em meu coração. O medo, as incertezas, eles me rodeiam. Não vou bem na escola. O que acontece comigo? A música não me sai da cabeça. A Dentuça mexe comigo e nem sabe disso. Há novamente um perfume feminino no ar. Essa época é marcante demais em minha vida. Vi coisas esse ano que me chocaram (a perda de dois parentes). Tantas coisas me assustam. A vida parece marcada por confusões e desafios. A escola não tem em mim um grande entusiasta. Meu interesse é apenas em História Antiga (Egito, para ser mais exato) e Inglês, por causa da música. Em Geografia eu tenho algumas dificuldades, apesar de ter tido boas notas. A tal da Matemática é meu terror. Meu medo maior.
Não vejo a hora de crescer. De ser adulto. Arqueólogo*. Viver aventuras incríveis no Egito, escavando à procura de tesouros e vestígios da Vida dos Faraós.
Hoje tocou "I Wish It Would Rain Down", do Phil Collins, na Transamérica FM (100,1). Serviu como trilha sonora para um registro de minhas recordações sobre A Bruxa Pamonha e o Patati-Patatá.
NOTA
* Já se passaram três décadas e o desejo ainda me acompanha. O sonho eu o carrego comigo. Mas não posso abandonar minha profissão nem meu cargo. Quem sabe daqui uns anos? Hahah! Um arqueólogo com seus sessenta e poucos anos. De que me adiantará isso?