EU SEI O QUE SIGNIFICA A FUMAÇA

Tenho refletido muito sobre os desatinos e supostos crimes cometidos por aquele que ocupa o lugar da Presidência da República do Brasil. Ele consegue tirar a nossa paz dia após dia, pois a sua insanidade traz, neste momento de pandemia, uma tragédia ainda maior.

Tenho pensado muito no que leva uma parte expressiva da população a ainda defender, com paixão, esse ser. Será que pararam para pensar no porquê continuam a protegê-lo? Será que já enxergaram a verdade sobre si mesmas e suas escolhas?

O autoconhecimento é muito doloroso. É muito dolorosa a verdade, por isso ele surfa na mentira como um campeão. Ela é a máscara necessária para quem não suporta se olhar no espelho. Segue o cortejo...

Lembro-me da cena do filme “O menino do pijama listrado” (adaptação para o cinema do livro com o mesmo título), quando a esposa do oficial responsável pelo campo de concentração, que começava no fundo do seu quintal, tem a máscara da mentira retirada por um soldado que é motorista da casa. Ela olha para o céu e consegue, enfim, enxergar o que significa a fumaça que via sair da chaminé todos os dias. O preço foi alto... Vejam o filme!

Autoconhecimento traz responsabilidade sobre os próprios atos. Não há cadeia que prenda um inocente, mas não há estrada que solte um culpado por ato ou omissão, pois a pior prisão está dentro de cada um de nós. É dureza! Desdobra-se em uma trabalhosa reforma interior.

Tenho usado este tempo espantar os meus fantasmas e enfrentar os meus dragões. Tenho pensado muito... Faz parte da minha reforma não pensar tanto em modificar o outro. Faz parte da minha reforma não querer tanto entender o outro. Mas ainda não consigo... Sinto muito...

Diga aí! O que faz você defender ainda esse ser? Diga!

Stella Motta
Enviado por Stella Motta em 29/04/2020
Reeditado em 29/04/2020
Código do texto: T6932217
Classificação de conteúdo: seguro