Massa de Manobra
NINGUÉM (que pretensão de véio arengueiro!), juro, é mais solidário com os mais pobres do que eu. Tem mais, eu vivo, convivo e sou um homem do povo. Mas nem por isso posso negar que devido às circunstâncias alienantes, o nosso povo é mesmo uma espécie de massa de manobra, uma manada que marcha para o matadouro de cabeça baixa.A maior parte do povo,infelizmente, nao tem consciência dos seus direitos e nem do exercício da cidadania. Detalhe: uma parte do povo, aí incluída boa parte da classe média, é constituída por analfabetos políticos. Podem se enrolar em bandeiras, fazer cabriolas, entoar hinos e slogans, mas são analfabetos políticos, cai como uma luva neles o que escreveu o dramaturgo Brecht:"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peie, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".
Mas tem ainda algo pior, muita gente do povo está aderindo ao fundamentalismo religioso. O maior ópio do povo. Inté.