A DIFÍCIL TRAVESSIA.

O brasileiro está acostumado a atravessar e conviver com dificuldades extravagantes.

Quem viveu ativamente um pouco mais como eu conhece esse cenário.

Sou do tempo que se comprava um carro em parcelas, como fiz com dezenove anos já trabalhando, com parcelas fixas. O mesmo preço à vista era desdobrado sem nenhum acréscimo. E também em outra fase, bem depois, alguma renda que sobrava por minha produção de trabalho, ia todo dia ao banco antes de me dirigir ao escritório, já advogado em consultoria, para negociar investimento no over/night, as taxas diárias. Por quê? A inflação era incalculável em números.

Nessa época a capitalização era grande. Quando isso foi debelado, um coordenador do HSBC, meu amigo, me disse : se esta inflação louca fica mais algum tempo a gente ficava rico. Verdade.

E falam das taxas de hoje, agora minimizadas, que faziam um "rentismo" significativo, mas não são nada perto do retorno enlouquecido para quem tinha algum capital naqueles tempos de inflação astronômica.

Essa foi uma das grandes conquistas do Brasil, o “plano Larida”, e não se deve a nenhum fhc, mas a três expoentes da economia. Conquistou-se uma moeda estável.

Agora tudo que se projetar em termos de economia é suposição. O mundo se debate entre o que é, hoje, e como será amanhã. Os Estados no mundo abrem seus cofres para assistência necessária e obrigatória.

Os PIBS negativos estão desenhados, a incógnita é somente o tamanho. A recessão repetirá 1929 ou será pior. A instabilidade de 2008 será filhote diante da tsunami mundial recessiva. O "subprime" imobiliário de 2008 que quase atingiu cartões de crédito e quebrou gigantes, só não foi maior por ter interferido o governo dos EUA.

Como dominó se verificará agora. Quando os EUA sofrem intenso agravo em seus empregos, quando cresciam vertiginosamente, imagine-se o resto.

Nada menos para o Brasil do que 3.5 negativo de PIB. Acho otimismo, a menos que grandes solavancos desestatizantes sejam promovidos. Mas quem do “exterior rico” vai querer investir sob esse manto imprevisível e ameaçador?

Se nos livrarmos por alguma droga curativa que surja das inúmeras pesquisadas para conter essa “peste chinesa” já é bastante. A vacina vai demorar, é o que se recolhe do mundo científico.

TODOS NOSSOS HÁBITOS MUDARAM E VÃO MUDAR POR UM BOM TEMPO, RESTAURANTES, PASSEIOS , VIAGENS,UMA SAÍDA DIÁRIA PARA SE MEXER COM MAIS VIGOR, ATÉ UMA APROXIMAÇÃO COM ENTES QUERIDOS. ESTA ÚLTIMA PARTE; MUITO DIFÍCIL. MAS SE ESTAMOS BEM, CONFORTÁVEIS E SEGUROS, RECLAMAR É BLASFEMAR CONTRA A SORTE.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/04/2020
Reeditado em 27/04/2020
Código do texto: T6930125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.