Saiba que só porque você caiu, não quer dizer que tenha que permanecer no chão.

Nem toda vez que caímos, a queda foi por nossa culpa. Muitas vezes, somos empurrados, ou somos derrubados. O importante é que toda vez que isso acontece, temos a oportunidade de mudar a situação, pois se caímos, é porque estávamos de pé.

Eu digo que nem sempre é possível evitar as quedas, no entanto, algumas delas servem como incentivo para que nos levantemos mais fortes. E sabemos que muitas vezes, não há como preveni-las, só mesmo com a prática, pois não nascemos com uma pele que nos torne “antiderrapantes”.

As quedas que sofremos podem ser provocadas por inúmeras razões, mas em sua grande maioria, porque confiamos demais em algo ou alguém. Vale destacar que, somos os responsáveis por nos erguermos e continuar em frente, pois como dizem por ai: “todos caem, mas apenas os fracos continuam no chão”. E, embora muitos estejam desanimados quanto à reação das pessoas que estão ao nosso redor, muitas delas estarão sempre dispostas a nos dar a mão para nos ajudar a levantar. E todas as vezes que acreditamos em algo melhor, somos condicionados a acreditar que coisas boas vão acontecer e que isso vai mudar o rumo das nossas vidas. Então, como lidar com as quedas sem perder a esperança? Precisamos apenas focar os nossos pensamentos no “levantar”, e não no “cair”. Precisamos dizer pra nós mesmos: “vou superar essa queda, vou conseguir e dar a volta por cima.” E, “vou alcançar o meu sonho!”

Muitas vezes, as quedas nos ferem, nos machucam para valer, e deixam cicatrizes. Mas as cicatrizes, podem nos tornar imunes e nos fazer mais fortes. Aprendemos a conviver com o medo de cair, a combater as fraquezas e suportar a queda por mais dolorosa que seja. Aprendemos a transformar tudo aquilo que está ao nosso alcance, em bálsamo para curar todas as feridas às quais somos submetidos. E o que passa a nos motivar, é a certeza de que teremos sempre coragem para seguir em frente. E ainda que os tombos da vida queiram nos desmotivar, faremos de cada dificuldade um trampolim para que cheguemos cada vez mais alto.

Nós nunca saberemos se seremos vitoriosos, se não participarmos diretamente da guerra. Os resultados só virão como reação a uma ação explícita. A vida nos dá a liberdade de escolher voltarmos ou seguirmos adiante. E se não conquistamos, é porque não lutamos, não erguemos a cabeça e rompemos os obstáculos. Os questionamentos, os rascunhos, os ensaios, as lágrimas, as noites mal dormidas, tudo isso nos leva a aceitar que a vida nos dá oportunidades de nos levantar e recomeçar. São coisas que muitos não entendem, porque tem medo de vencer os obstáculos de modo natural. Então, deixam de fazer as coisas, com medo de que algo dê errado. Mas saiba que errado é não tentar, é não se levantar, é continuar prostrado depois da queda.

Então se você caiu, não desanime. Se há um “buraco” bem à sua frente, mude de direção, mas por favor, não desista. Se quiser mudar algo na sua vida, mude o modo de pensar, mas não desista de recomeçar e seguir em frente de acordo com o que seu coração propuser. Não se preocupe com as quedas, o importante é que você se levante e recomece todas as vezes que cair, e que mude de caminho, quantas vezes julgar necessário. Porque sempre que alguém fizer com que você tropece e caia, haverá alguém que vai te oferecer a mão e te ajudar a erguer-se do chão. Então, erga-se. E tente outra vez.

Jorge antonio Amaral
Enviado por Jorge antonio Amaral em 27/04/2020
Reeditado em 25/05/2020
Código do texto: T6929957
Classificação de conteúdo: seguro