PORTO SOLIDÃO.

A vida segue seu curso…

Muitos colegas me perguntam como será o mundo depois que à covid-19 passar. Embora eu tenha as minhas ideias formuladas de como o mundo e seus habitantes venham a se comportarem depois dessa pandemia, prefiro ficar em silêncio do que responder. A verdade é que o mundo tem se comportado de um jeito bizarro, talvez eu não esteja compreendendo toda sua bizarrice, ou, não estou devidamente preparado para entendê-la. Seja como for, tenho a impressão que o mundo nunca mais será o mesmo.

A vida segue seu curso…

Madrugada de sexta-feira, um ataque perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque, matou o segundo homem mais importante do Irã, o general Qassim Suleimani. A ação gerou tanta tensão no mundo que se chegou a falar em risco de uma Terceira Guerra Mundial. Ataques, vingança, ameaças, retaliação. Faltou pouco para um conflito armado em grande escalada. Naquele momento às duas nações parecia seguir perigosamente para as trincheiras e o combate. De repente, um discreto vírus surgido na China, começou a tomar conta dos noticiários. Tão rapidamente virou a manchete em todos os jornais pelo mundo.

A vida segue seu curso…

Quarentena, isolamento social. É interessante pensar que, tempos atrás, falava-se em reaproximação social, uma vez que, as pessoas eram acusadas de estar cada vez mais distantes uma das outras — O grande vilão desse distanciamento era justamente as redes sociais — E devido à “internet”, não éramos mais tão sociáveis. Não olhávamos mais nos olhos uma das outras, o diálogo era quase unicamente através de mensagens no WhatsApp… Enfim… Deveríamos nós 'distanciar' das tecnologias virtuais e nos tornarmos mais presenciais na vida uns dos outros.

A vida segue seu curso…

Quarentena, isolamento social conturbado. O oposto aconteceu, estamos praticando o que era repugnância para muitos. A “internet” e seus inúmeros meios tão criticados, tornou-se salvação. Estamos forçadamente distantes de um acalentado abraço, de um simples aperto de mão, de um sorriso espontâneo, de olho no olho, de diálogos em finais de tarde, de proximidade. Os noticiários apontam para o colapso da economia caso o isolamento se estenda por mais tempo. É ele (isolamento), uma âncora que nos aprisiona no porto chamado (solidão). Essa mesma salvação poderá se tornar um eminente perigo no turbulento mar dessa vida.

A vida segue seu curso…

Desejo, assim como você leitor também deseja, navegar tranquilo novamente no mar da vida, não em tábuas, mas, em embarcações seguras. Levantar velas desbravar por esse grande oceano de possibilidades infinitas. Lá distante, no horizonte que se perde, onde o sol se deita nos fins de tarde, justamente lá, está guardado o novo mundo, novas oportunidades. Para que isso aconteça, será necessário segurança, e uma tripulação saudável e bem disposta para navegar. Do contrário, teremos marujos doentes, que é sinônimo de barco a deriva, sem destino certo.

A vida segue seu curso.

Espero ansiosamente que tudo isso termine, contudo, do jeito em que está, teremos ainda muitos dias de aflição e incertezas.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 26/04/2020
Código do texto: T6928888
Classificação de conteúdo: seguro