DIVERSÃO EM FAMÍLIA

DIVERSÃO EM FAMÍLIA

Está claro que o Brasil retrocode "a olhos vistos" (?!) e, em breve, viveremos todos -- menos os políticos e militares -- à luz de velas e cozinhando com carvão. Eu já o faço há 2 ANOS e tanto... enquanto a miséria não bate à nossa porta, há tempo para reunir a família em torno da mesa na sala (isso pra quem tem sala) e brincar "de fôrca", dos sonolentos Dominó ou Baralho ou dos chatíssimos "jogo da velha" (que nem velho aguenta) ou de "mímica".

Sugiro pois um DESAFIO mais empolgante, que aceita palpites de todos e exige um bocado dos cérebros adormecidos e empoeirados. LOGOGAME (ou LEGOLETREX) é criação minha de 1981, a partir de um certo Logomania -- se não me falha a memória -- que surgiu no final dos anos 70 num jornal carioca e que revistas de Palavras Cruzadas "encamparam", rebatizando-o, cada uma a seu modo. No meu caso, é bem simples: pense numa palavra que não tenha letras ou vogais repetidas, nem "esquisitices" como K, Q, W, X ou Z, ela será a PALAVRA-CHAVE, base do jogo.

Daí, a partir de 3 letras, forme o maior número possível, sem "duplicar" letras, isto é, cada fonema pode ser usado 1 VEZ na palavra formada, não valem nomes próprios de nenhuma espécie (pessoas, produtos, locais, etc). Não é nada fácil e exige o uso de dicionário para confirmar (?!) a existência de alguns termos surgidos. Para exemplo, CAMPESINO rendeu 131 palavras, com IMORTAL produzí 95 vocábulos e com MARCIANO --- tendo o A duplicado -- "nasceram" (na Ortografia antiga) 109 termos, 44 deles com 4 letras.

Por culpa dessa epidemia mundial as famílias já estão reunidas... agora é preparar papel e canetas, (*2), algum tipo de "brinde" como incentivo -- pastéis, bolos, alguns CENTAVOS por palavra achada, só para o vencedor -- e lá se foi a tarde embora ! Aos melhores, resta o meu DESAFIO PARTICULAR: com a "chave" DOMESTICAR encontrei MAIS DE 770 TERMOS, façanha para poucos, mas acompanhe na tabela abaixo o teu "desempenho":

ATÉ 100 PALAVRAS -- você é um "asno de penas" (*1) ou uma "besta quadrada" (sendo mulher) e devia estar num Zoológico, na área dos pré-históricos.

ATÉ 200 PALAVRAS -- és um(a) IMBECIL, mas pelo menos completou o Fundamental.

ATÉ 300 PALAVRAS -- és o orgulho da Família, tens futuro como vereador, deputada, "senAtor" ou "senAtriz", igual ou melhor que muitos e muitas por lá.

ATÉ 500 PALAVRAS -- serás "presidenta" do Brasil com certeza, um Bolsonaro "de saia" ou uma Dilma delirante, de calça.

ACIMA DE 500 -- és um CDF completo, exemplo na escola, ídolo na faculdade... um NERD com diploma !

ACIMA DE 600 - estás trapaceando, patife... recorrendo a dicionários e com a ajuda de amigos, seu pilantra!

ACIMA DE 700 PALAVRAS - só um gênio (como EU), que conhece os "macetes" para criar novos termos a partir dos achados antes.

MÃOS À OBRA, pessoal... isso leva um bocado de tempo, no meu caso foram 4 ou 5 DIAS, o cérebro precisa de descanso, após hora e meia exigido !

"NATO" AZEVEDO (em 23/abril 2020, 15 hs)

OBS: (*1) - "piada" dos anos 60... se o "insultado" retrucasse que burro não tem penas (ou asas), vinha o "xeque-mate": -- "Então, és um ASNO completo"!

(*2) -- faça colunas de "1 dedo" de largura -- em folha A4 na horizontal -- para palavras de 3 letras e de "2 dedos" para as de 4 ou 5 letras.

(*3) -- aos "espertinhos" -- para DOMESTICAR encontrei 89 termos com 3 letras e 190 para 4 letras... ACHOU POUCO ?!