DIAS DIFÍCEIS DE VIVENCIAR.

São Bernardo, ensinava: “Uns sabem só para serem sabedores, e é soberba; outros sabem para serem sabidos, e é vanglória; outros para ganhar, e é avareza; outros para se edificar; e é prudência; outros finalmente para edificar o próximo, e é caridade”. Creio que muitos estacionem nas duas primeiras classes e poucos cheguem nas duas últimas.

Precisamos ter sabedoria para atravessar as dificuldades que se apresentam em todas as frentes de uma vida normal;sem soberba que macula o que se conseguiu saber.

Precisamos dessa pouca sabedoria que adquirimos pela experiência para ajudar e tentar pacificar tensões e temores; estabelecendo uma paz difícil de se atingir em toda a ambiência social em tempos de higidez ou não.

Necessitamos de prudência para ouvirmos nossas sensibilidades e caminharmos com nossos pés, em prol de nossa saúde, de nossos direitos, diagnosticando parcelas de cidadania ameaçadas, sabermos o que acontece em bastidores que nos afetam, sabendo direcionar e analisar os acontecimentos difusos, que explodem em todas as direções, que surpreendem em números, chocam em conteúdos e desestabilizam instituições nas mais variadas competências.

Estamos como todo o mundo nos braços de Deus, um horizonte sem dados, difícil de visibilizar, uma torrente de ventos diversos que eclodem em múltiplos pontos e se entrelaçam e invadem nossa frágil existência.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 25/04/2020
Reeditado em 25/04/2020
Código do texto: T6928334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.