Amo Trovas - “trovas” me decepcionam.

Trova é um gênero literário com regras fixas.

O conjunto de 4 linhas fora dessas regras não é trova.

Quando alguém assim a classifica, fica óbvio que a pessoa desconhece o que seja uma TROVA e portanto, faltou à aula sobre o assunto na oitava série.

Meninos de 12 anos que, vão à escola, conseguem identifica-las.

Dei aulas práticas de trovas em Escolas públicas e particulares. A idade dos alunos era de 8 a 16 anos. E todos aprenderam e se divertiam quando fazíamos trovas juntos. Para incentivá-los dizia que serviam pra escrever letras de músicas.

É como um jogo, com suas estratégias. Por isso diverte quem faz e é ótimo treinamento mental.

No Recanto das Letras temos alguns excelentes trovadores –

Os que me lembro de pronto:

Celina Figueiredo, Hull Della Fuente, HLuna, José Maria Santiago Cabral, Jerson Brito, Vantuilo Gonçalves. (ao lembrar de outros aumento a lista).

Desde 1911 entre nós está a UBT – União Brasileira de Trovadores.

Trova é coisa séria.

Vale a pena estudar suas regras até pra poder classificar nossos textos, praticá-las pra produzir verdadeiras joias que são as trovas verdadeiras!

Procurem no Google e logo saberão fazê-las. Entenderão o que são rimas pobres, ricas, os objetivos do texto...

Abrir um texto classificado como trova e de trova nada tem, é frustrante.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 24/04/2020
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T6927300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.