Eu só queria entender

AINDA não tinha notado um fato que me deixou impressionado: há países que estão conseguindo vitória no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Quem me chamou à atenção foi o neto. E para um país que ele admira: O Japão. Um país que quase não aparece no noticiáriosobre a pandemia.

Vejam bem, no nosso Pernambuco, que tem cerca de nove milhões de habitantes, até ontem haviam morrido em decorrência da pandemia, 282 pessoas. No Japão que tem 126 milhões de habitantes morreram apenas 281 pessoas. Mais: no Brasil (com 210 milhões de habitantes), há 46.348 casos e morreram 2.934 pessoas, enquanto o Japão com seus 125 milhões tem 9,875 casos e 281 mortes.

Penso que qualquer pessoa de bom sendo que saiba lidar com percentagem verá que o Japão está vencendo a guerra contra o coronavírus. Que fique claro que está dando exemplo a maioria dos países, exceto, talvez,a Alemanha. Uma pergunta não pode calar: por que nao copiar a receita do Japão? Detalhe: lá nenhuma autoridade fomenta o aumento da pandemia, nao há nenhum maluco no governo, nem ningupem dizendo que o corona é comunista. Lá se segue as recomendações médicas. Também não se fala muito e nem se produz factóide de plansos mirabolantes.

Eu sóqueria entender o Brasil. Inte.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/04/2020
Código do texto: T6926168
Classificação de conteúdo: seguro