Day After Coronavírus

TALVEZ (ou com certeza) não seja alguém com capacidade e conhecimento para tratar de um assunto que já deve ter passado pela cabeça de muita gente: - Como vamos (os sobreviventes) encarar o pós-coronavírus, o mais lá na frente quando a pandemia cessar, como vamos encarar a volta à normalidade?

Na minha opinião não voltaremos, pelo menos a curto prazo, à normalidade. Sim, porque nada será como antes. Digo isso porque estaremos voltando de uma guerra e, além de perdas humanas, há uma economia em frangalhos, em pandereco, quase destroçada, falida, os estados, municípios e a união com imensos problemas de caixa, com dividas monumentais, tuo desarrumado e, pior, o país dividido.

Alguns países que viveram guerras têm essa experiência de volta: Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Itália, França, Japão, Rússia... Nós estaremos saindo da nossa primeira (a pandemia é uma guerra). Como então vamos enfrentar e encarar o day after, o pós-coronavírus? Não sei. Mas acho que vmos ser mais conscientes, o sofrimento ensina. Pelo menos isso a pandemia está ensinando, a sermos conscientes e humildes, alguns poderosos já estão entendo que caixão não tem bolso. Mas voltaremos também mas altivos e exigentes. Não vamos admitir, tenham certeza, que os mais pobres paguem a fatura da pandemia. Quem vai pagar são os graúdos.

Por fim, acho que o povo vai exigir ua sociedade nova. Uma sociedade que nao seja dirigida por malucos e nem fascistas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/04/2020
Código do texto: T6925208
Classificação de conteúdo: seguro