Pernambuco e Argentina
QUANDO não entendo algo pergunto a outra pessoa, indago de quem tem mais conhecimentos do que este véio arengueiro e mobral, não sinto nenhum constrangimento. Mas às vezes as respostas não me convencem, acho evasivas e meio sem noção... Foi o caso estranho que constatei em vários órgãos de imprensa sobre o número de mortes geradas pelo coronavírus em Pernambuco (260 até ontem) , ser superior às havidas em toda a Argentina (142 até ontem). Poderia ter citado outros estados brasileiros, mas fiquei apenas com Pernambuco. Tomei um choque, juro, como em um só estado, que não é dos maiores, há mais mortes do que em todo um país?
Vejam bem, Argentina, salvo engano, deve ter uns 45 milhões de habitantes , Pernambuco deve ter uns nove. A Argentina tem cinco vezes a população de Pernambuco.
Qual a explicação? Só pode ser que os argentinos cuidam melhor de saneamento básico, saúde pública em geral , possuem mais educaçãoe cultura e etc e tal e coisa. Mas ainda não me convence.
Não conheço a Argentina, pessoas de minha família conhecem: filha, irmãos, cunhadas... Segundo eles realmente os argentinos possuem uma cultura superiora nossa, mas a situação econômica é grave. Entonces... Mas não deram a resposta completa: Os argentinos possuem um presidente de verdade, um estadista, Fernandez. Nos não possuímos. E priu. Inté.