América Import

Os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar na produção cinematográfica, perdendo posição para a Nigéria, dona do segundo lugar; e a Índia, líder absoluta. O Brasil nem aparece no ranking, mas como país que mais importa os filmes, com certeza! 70% dos conteúdos e serviços audiovisuais da terra do tio Sam, são consumidos pelo Brasil. Comportamento nada inteligente, pois esse excesso de cultura e visão de um único país pode distorcer a realidade da cultura de quem importa. A exemplo disto, vemos entre propagandas no Brasil, um marketing agressivo da indústria farmacêutica; o tempo todo induz o indivíduo ao consumo de determinadas drogas. E, nos filmes estadunidenses, os armários dos banheiros são farmácias ambulantes; há inúmeros frascos de remédios antidepressivos, ansiolíticos, para dor de cabeça, e até cannabis como consumo terapêutico. Coincidência, não é? O filme, amor por contrato, retrata muito o consumismo patológico, e o que as pessoas são capazes de fazer para ter uma vida de sucesso. Um perigo para quem tem uma limitação de opções, e as pessoas têm algo em comum, a ganância. É muito importante que o indivíduo dotado de razão, diante de propaganda, seja ela qual for, leia nas entrelinhas a mensagem subliminar. Nem tudo o que parece é; a imagem não pode ditar as regras, menos ainda, importar o modelo cultural do outro. Se os E.U.A espirrarem, o Brasil morre!

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 21/04/2020
Reeditado em 24/08/2020
Código do texto: T6924174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.