PACIÊNCIA E SABEDORIA.
Um discípulo foi ao seu mestre e disse fervorosamente:
"Eu estou ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação!
Quanto tempo vai demorar para eu obter este prêmio e dominar este conhecimento?"
O mestre casualmente respondeu:
"Uns dez anos..."
Impacientemente, o estudante completou:
"Mas eu quero entender todos os segredos mais rápido do que isto! Vou trabalhar duro! Vou praticar todo o dia, estudar e decorar todos os sutras, farei isso dez ou mais horas por dia!! Neste caso, em quanto tempo chegarei ao objetivo?"
O mestre pensou um pouco e disse suavemente:
"Vinte anos."
Nada se adquire na conquista do tempo sem que o devido tempo permita. O conhecimento é cumulativo e armazenado pelo estudo sério e dedicado. Não basta ler aleatoriamente matérias em geral. Existe um marco científico deflagrador do conhecimento. Por exemplo, todos sabem o que é crime. É uma ação errada. Mas crime é um ato típico, antijurídico e culpável que demanda sanção, punição. Esses elementos envolvem alta complexidade. Um sistema amplo e científico.
A impaciência imobiliza o exercício do pensamento. E sem sistema o conhecimento não se consolida.
Sem pensar não há como meditar o que se estudou, sem meditar sobre o que se estudou não há como aprender, sem aprender não há como entender e muito menos compreender. Enfim, não se arquiva o conhecimento com solidez.
Somos estrada e caminhante, a jornada descreve o tempo em que se aprende e o que deve ser aprendido desde que a paciência permita ao tempo fazer escola.