QUEM TEM ALMA LEVE NADA DEVE À CONSCIÊNCIA?

Nossa alma está em nossa frente, visível e clara, sempre esteve, só temos que assumir o que somos. Muitos com tenebroso passado negam esse encontro.

Estamos em momento de contrição, revisão e arrependimento. Há pecado e pecadilhos. Estes fazem parte da vida rotineira. Não agridem valores maiores. De caridade, solidariedade e conforto espiritual que devemos prestar.

Passar a vida sem cometer atos hediondos contra o amor e carinho que devemos pelo menos aos mais próximos, nossa família, irmãos e irmãs, pais, mães, é impositivo, e de necessário cunho moral. Somente as mães são sempre reverenciadas, até pelos piores bandidos. Deram a vida e protegeram. Dificilmente alguém se colocará contra sua mãe e a terá na memória como uma santa. Ela aguentava sua péssima cria.

Já é um grande passo para ter a alma leve quem não incidiu nesses crimes, sim, crimes, abandono material é crime. Contrariamente as almas escuras que agrediram na vida os maiores valores, negando solidariedade a pais e irmãos, assistência, por vezes relegados ao abandono ou ralo atendimento, temos os que se dedicaram com afinco aos seus entes queridos.

Por que assim se conduzem ou se conduziram esses párias, trastes do mundo? Para não serem incomodados. Os vagabundos vitalícios que sempre devem muito e tudo aos pais, pois nunca trabalharam como se vê e se sabe dessas histórias dos baixios do caráter.

Certa vez minha mãe hospitalizada, em quarto ao lado havia um senhor onde não se via familiares, somente a enfermagem. Tinha filhos, ninguém o visitava. Tinha posses, soube-se. Minha irmã muitas vezes deu água a ele.

Existem pessoas que não socorrem os pais quando de socorro necessitam. E socorro pedem, e não obtém. São cruéis esses bandidos, vingativos de nenhum mal recebido de pais, só o bem e provisão receberam muitas vezes dos pais, para tentarem reverter outras falhas. Prêmios que não mereciam. Conheço pessoas assim, intragáveis com relação à disponibilidade. Mas vejo que já pagam suas penas por aqui. É a justiça divina, na qual não acreditam.

Imaginem com alma dessa escuridão o que deverão passar nas “bolgias” descritas por Dante no “inferno”.

Quem não presta não presta em tudo, com pais, irmãos, amigos, parentes. São malditos e por isso muitas vezes isolados. Alguns nunca foram ao sepultamento de um parente. Quem irá ao seu? Ninguém, nem precisam disso as almas caídas, a porta que Dante Alighieri descreveu do inferno espera por eles, e Caronte está de braços abertos esperando para dar o que realmente merecem. Navegarem no Aqueronte, o rio do Inferno.

São seres desprezíveis, sempre pretensiosos, ridículos, vulgares em gosto, negligentes com irmãos e irmãs a quem viram as costas e abandonam na mais tranquila desfaçatez e indiferença. Crime de abandono material.Nem bichos assim se portam.

Almas penadas já nesse plano terreno, infelizes em todos os graus, entregues ao vício e ao turvo mundo das sombras sob as névoas das químicas que absorvem para tolerarem a vida, para se tolerarem,pois quem não gosta de um pai ou irmãos não gosta de si mesmo, já é uma parte do inferno em que vivem. É a fuga não resolvida. Um desencontro permanente de quem não assume que é a cinzenta representação no mundo das gentes, alma pardacenta, sem nada para ser útil ou oferecer, doar nem cogitar, são avarentos em razão da insuficiência mental, e punem a si mesmos, negando mesmo um pouco de conforto que poderiam ter. Passam uma vida de quinta categoria quando podia ser de primeira.

A falta de inteligência que acompanha a dissipação da alma nunca encontrada proporciona esse cenário, e são pessoas que toleramos, aguardando que melhorem. Em vão. E todos se afastam dessas personalidades doentias. Por vezes estão próximas de nós, procuro me afastar vendo só a reincidência que promovem em piorar. Não melhoram nunca. Vai criando na gente um certo asco. Nos afastamos.

Quem depende deles, uma mulher por exemplo, passa uma vida servil e de infelicidades.

Olhem em seu círculo de conhecimentos. Por comiseração toleramos. Nada pior em caráter, e esses parvos não escondem essa mancha. Deus tenha piedade dessas almas quando de suas partidas.

.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 18/04/2020
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T6921111
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.