SOBRE A FORÇA DOS NÚMEROS, DA PALAVRA E DO PENSAMENTO

Reescrevendo sobre...o tema.

Certa vez,ainda bem jovem (foi antes de ontem) eu entrei numa sala de Direção duma Instituição e vi que na lousa alguém havia escrito em giz o seguinte:

"o mundo será dominado por idiotas por uma simples questão de maioria".

A pessoa que o lançou no quadro negro (nunca soube quem foi) não deu o crédito do pensamento e eu pensei ser a autoria do próprio manifestante, de alguém que ali nitidamente se colocava contra algo que o desagradava.

Nunca me esqueci do efeito que aquele pensamento fez sobre mim. Eu levei um susto!

Na verdade eu o achei muito crível. E o guardei comigo.

E vez ou outra, de acordo com o cenário, eu me perguntava : "O destino do mundo , então, seria uma questão de Português, de Matemática, ou de ambos?"

Porque, afinal, além de ser preciso "interpretar os textos" da vida "full time", também é preciso interpretar os números, os gráficos, curvar-se à matemática do meio , essa maravilhosa Ciência mãe que pontua o raciocínio e as descobertas sobre o tudo da vida.

Mais tarde descobri que o pensamento consta ser de Nelson Rodrigues.

Digo que sinto a palavra idiota muito forte, com um grande conteúdo pejorativo. Não gosto dela.

Mas ela existe, foi usada no pensamento e como todos os vocábulos ela tem acepção denotativa e conotativa.

E também é um adjetivo que qualifica doença.

Procurando pelo referido pensamento eu o encontrei como sendo do referido pensador em outra versão textual à qual cabe uma adicional interpretação.

"A maior desgraça da Democracia é que ela traz a tona a força do idiotas, que são a maioria da Humanidade"

-Oh!!!

Se isso for crível, sinceramente, para o tempo para que a MATEMÁTICA possa descansar e respirar um pouco.

Ela também está ofegante por aqui...não dá mais conta do recado dos próprios números.

Do que se deduz que idiotas e vírus hoje medem forças...pelo mundo afora.

Quanto ao pensamento pelo mundo vigente,sosseguem: por aqui, ao menos, ele já morreu faz tempo..não é mais ameaça IMPARCIAL aos "stablishments" das pseudo-democracias...

Já que o que não tem remédio, remediado está.

Nota técnica:

IDIOTA/ Dicionário Houaiss

Acepções

Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

1 diz-se de ou pessoa que carece de inteligência, de discernimento; tolo, ignorante, estúpido

2 diz-se de ou pessoa pretensiosa, vaidosa, tola

3 Rubrica: psiquiatria.

diz-se de ou pessoa afetada por idiotia

n adjetivo de dois gêneros

4 que denota falta de inteligência, de discernimento; parado, estúpido, imbecilizado

Ex.: no seu rosto, havia uma expressão i.

5 que não tem valor, sem interesse, sem sentido

Exs.: um livro i.

uma vida i.

um trabalho i.