O ALVORECER DE UM NOVO SÉCULO... 6h50min.

Nas asas da imaginação, estamos evidenciando os primeiros anos do século XIX, nasce uma criança, * que acabou sendo o filho único deste casal,* o pai culto, inteligente, tem um bom emprego, funcionário da alta corte da justiça francesa, cujos proventos, ontem como hoje, são bem melhores do que o cidadão comum, o menino cresce robusto, demonstrando uma aguçada inteligência, as primeiras letras, são feitas ali mesmo em Paris, mas os pais queriam o melhor para o seu filho único, então porque não dar a ele uma educação, esmerada? Pois havia condições para isto...

De Paris vai para Suíça, pois há o Instituto Yverdon, dirigido por um celebre educador, * em que durante alguns anos permanece aprimorando os seus conhecimentos em várias áreas, foi um aluno de grande destaque, pois havia ocasiões, que chegava a substituir o próprio mestre, se tornando o discípulo favorito...

O tempo passa célere, e momento o momento de assumir sua própria vida, influenciado pelo próprio mestre, escreve vários livros para facilitar a área da Educação e pela didática avançada passa a ser usado em várias escolas francesas, o que passou a dar ele um bom rendimento...

Enveredando para ter sua própria experiência, funda um colégio, que na época ganhou destaque em Paris, que funcionou durante oito anos, um tio, seu sócio administrava as finanças, que foram mal geridas, que acabaram em seu fechamento. Mas também teve o lado bom, pois conheceu uma professora, que passou a dar aula, em colégio, e mais tarde se tornou sua esposa*...

Já estava com 50 anos, com sua vida estabilizada, pois além dos proventos de seus livros, prestava serviços de contabilidade, a várias empresas, que ajudavam em seus rendimentos, para ter uma vida sem preocupações financeiras...

Repentinamente, sua vida dá uma “guinada”, incentivado por um amigo, é convidado, para evidenciar fenômenos ostensivos, das “mesas girantes”, que “respondiam” perguntas...

Cético, a princípio, mas espírito observador nato, que naqueles fenômenos extrassensoriais, poderia estar às respostas para os enigmas d´alma, que acompanhavam a humanidade desde seus primórdios, em que a “questão” de Deus, alma, comunicação deste com o mundo mais denso da “matéria”, da reencarnação e a pluralidade dos mundos habitados...

Tudo isto culminou na edição de um livro, com 1018 perguntas e respostas, em 18 de abril de 1857, hoje, quando acordamos, olhemos a hora no celular, 18 de abril, 5h23 min., pois o rádio relógio desde a muito não funciona, os dois relógios de pulso desde algum tempo estão sem pilha... 7h29min.

Em tempo: via de regra os idosos dormem mais cedo, e iniciamos o nosso “labor” perto de seis horas da manhã...

*Hippolyte León Denizar Rivail, Lião (França) às 19 horas do dia 3 de outubro de 1804 (mais trade esta figura emérita seria conhecida como Allan Kardec, pois este fora o seu pseudônimo que usaria).

*Jean- Baptiste Antoine Rivail, homem de leis, juiz, e Jeanne Louise Duhamel.

*Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827)

Foi aluno deste Instituto no período de 1808 a 1817.

*Amélie Gabrielle Boudet (1793- 1883)

*Nomes e datas, compilados do livro de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Allan Kardec, (Meticulosa Pesquisa Biobibliográfica).

Curitiba, 18 de abril de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/04/2020
Código do texto: T6920710
Classificação de conteúdo: seguro