A Páscoa e a Pandemia: das coisas em comum

Caro leitor, você não enlouqueceu. É isso mesmo, o título deste texto é “A Páscoa e a pandemia: das coisas em comum”. Mas o que eventos com significados tão distintos, afinal o primeiro celebra a ressurreição e a vida e, o segundo a doença e a morte, podem ter em comum? Ah! ... afirmo que vão para além da letra P com que iniciam estas palavras.

Estes dias de isolamento social tem proporcionado, mais do que nunca, momentos intensos de reflexão. Dentre os inúmeros pensamentos pelos quais passam pela cabeça, de um ser humano entediado pela quarentena, no decorrer desde dias observei curiosamente os seguintes fatos:

- o primeiro caso oficial de Covid-19 em “terras brasilis” ocorreu em 26/02/2020, quarta-feira de cinzas, período que para os cristãos marca o início da quaresma;

- a quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

- a Páscoa no Antigo Testamento marca a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Já no Novo Testamento representa a passagem da morte para a vida.

...

Já pararam para pensar que tudo isso que vem ocorrendo pode não ser uma mera coincidência?

Coincidência ou não, ou independente de credo e religião, essa pandemia veio para mostrar o quanto no decorrer do tempo nos prendemos nas amarras do nosso próprio ego, orgulho, preconceito, inveja e uma série de sentimentos ruins. Por quanta coisa ruim a civilização tem passado motivada pela ganância e loucura dos homens: guerra, fome, desastres ... onde na História da Humanidade nos perdemos?

Esse período de quarentena pela pandemia, (não para todos), assim como na quaresma tem servido de reflexão e análise (e porque não de preparação) da nossa pequinez; não somos tão autossuficientes quanto imaginávamos e nada está ao nosso controle, ao contrário do que pensamos.

Essa pandemia assim como a Páscoa veio para trazer libertação de nós mesmos, dos nossos velhos hábitos e valores e, após esse período de caos, o renascimento de seres humanos melhores para uma outra vida daqui por diante ... essa é a nossa nova oportunidade.

... só espero que estes singelos desejos da autora não seja delírios, loucuras da quarentena ou sintomas decorrentes da febre por Covid-19.

Páscoa de 2020.

Cris Valsapena
Enviado por Cris Valsapena em 16/04/2020
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T6919381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.