O SENTIDO DE UMA FRASE

É comum nossa intenção em ajudar alguém citando uma frase que de certa forma nos impactou. Há frases famosas e outras não tanto. Há frases de amor, amizade, reflexão, gratidão, históricas, entre várias outras. Mas afinal, para que servem? Qual o momento certo de dizê-las? São várias perguntas sobre tão complexo tema que estimulam a busca de respostas. Para o dicionário frase “é uma construção que encerra um sentido completo, podendo ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo, ou por uma ou mais orações; pode ser afirmativa, negativa, interrogativa, exclamativa ou imperativa”. Deixando a gramática de lado vamos centrar a presente crônica na ação do significado das palavras que compõe uma frase. Daí a importância da intenção que temos ao citar uma frase que é refletir sobre o que você vai dizer antes de falar à outra pessoa pois, como bem diz a escritora Sandra Rosenfeld “pense antes de falar: a palavra levanta ou derruba, emociona ou fere, aproxima ou afasta”. Nessa direção, certamente em algum momento de nossas vidas alguém falou, ouviu ou escreveu alguma frase. Eu já ouvi muitas, como citei algumas querendo ajudar alguém a recuperar o equilíbrio perdido ou mesmo levantar alguma estima dispersa. Longe de querer resultados, nesses momentos o que importa sem dúvida é a verdade da nossa intenção. Uma frase dita no momento certo pode mostrar a extensão e a finitude do acontecimento, ou seja, tudo tem início e fim. Há, portanto, fatos que podem passar despercebidos na emoção dos acontecimentos daí a íntima correlação que existe entre a frase e o momento vivenciado. Seguindo nosso raciocínio, a frase citada pode trazer possíveis respostas ao dilema do ouvinte, refém emocional do seu momento. Sua importância está na mensagem oculta transportada pelas palavras; seu significado será uma alavanca para a melhor compreensão da real extensão do fato que, por uma questão de racionalidade, poderá indicar um norte de segurança a alguém. Por correlação, reflexão ou coincidência, frases ditas no momento apropriado podem potencializar decisões para que sobrevivamos com esperança ou convicção de mudanças às dificuldades cotidianas da vida. Entre as muitas frases que ouvi, algumas memorizei, registrei e repeti como mantra buscando acalmar os impactos naturais da vida nesses tempos difíceis. Nessa direção, destacarei algumas que fazem parte da minha biblioteca mental, tendo, porém, o cuidado de informar que os nomes dos autores das frases nem sempre correspondem exatamente aos nomes encontrados nos livros e páginas da internet, o que não implica em demérito da intenção desse autor de somente destacar o significado delas.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente, viver”. Dalai Lama.

“Para lá do certo e do errado há um campo ainda não explorado, encontramo-nos lá”. Autor desconhecido.

“Aos outros dou o direito de serem como são. A mim, o dever de ser cada dia melhor”. Francisco Xavier.

“A verdade é filha do tempo e não da autoridade”. Galileu Galilei.

"Na vida há o certo e o errado. Você faz um e vive. Você faz outro e continua vivendo mas está morto por dentro" Davy Crockett.

"Amigos são como árvores, você olha por todos os lados e vê sempre a mesma árvore”. Antiga lenda chinesa.

Dentre essas frases, escolha aquela que melhor se insere no momento observado e sempre que possível a destine encontrar magicamente aqueles que a desconhecem, porém, sempre com a sensibilidade, bem como a intenção de perceber que há um único e exato momento de poder ajudar principalmente ancorado nas sábias palavras do pensador romano Sêneca “o que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo”.