O FOCO NO MAL DO SÉCULO. CORONAVIRUS.

É o mal do século, o vírus, a menos que fato pior, ilógico diante dessas proporções atuais, possa ocorrer.

Vejo que o “crach” de 1929 como eu supunha será irmão gêmeo dessa “peste chinesa”, como não poderia deixar de ser. Atestam os economistas e pensadores do mundo.

A economia será violentamente afetada. Mudará radicalmente vidas. Ricos ficarão mais ricos, e pobres mais empobrecidos. Bens de valor serão vendidos a preços baixos. Faltará liquidez, dinheiro.

O FMI acaba de publicar previsão de recessão para os países, em média de 5% negativos, e nesse dado estamos incluídos com 5.3 de recessão, encolhimento com PIB negativo nesse patamar, nós e todos os países do mundo economicamente com posição no ranking mundial.

Grande derrubada nos EUA, Itália, França, Espanha, etc, sem exceção, todos. Itália com 9% de PIB negativo.

O aspecto ansiolítico já traz e trará grande desgaste para as populações. A redução de condições econômicas, pois tudo irá ficar mais difícil, se ligará ao temor da espada sobre as cabeças de todos, que não se sabe quando cessará, impossível previsão, principalmente nos idosos sem saúde, que sofrem de vários males, comorbidades, tais como diabetes, hipertensão grave, tabagismo, cardiopatias, doenças respiratórias, autoimunes como mialgias, lúpus, etc, etc. Até atletas estão morrendo, um beco escuro para a ciência.

Não poderão sair às ruas idosos vulneráveis sem graves riscos, nem receberem visitas. Um mundo diferente para viver. Sobreviverão os que têm alta imunidade. Quem? Mas todos vamos morrer um dia, contudo podemos evitar exposição, como à radioatividade, se sabemos onde está lá não vamos.

No cenário econômico, quem sai com PIB positivo? China e Índia exclusivamente. E serão esses os números previstos de recessão. Isso se pudermos acionar a economia em junho. Se alcançar o segundo semestre e a transmissibilidade não ceder, o desastre será maior. Sem medidas.

A consideração e foco da doença é tão grande que qualquer mídia, escrito, comunicado que se vê sobre o coronavirus, o interesse é incalculável.

Coloquei no site a carta dos trinta cientistas ao Mandeta e o interesse levou a mais de duas mil leituras em semana que fecha hoje. Tenho média de 100 a duzentas leituras diárias em minhas páginas em variados assuntos, este explodiu em poucos minutos.

Mais alguns dias, até dia vinte, volto de máscara às minhas caminhadas e interval training, corridas intervaladas, que não interrompi, pois moro em casa em centro de terreno, faço isso em volta da casa no momento. Mas quero ficar com o mar sob as vistas e percorrendo os lugares amados em que nasci.

Não vou ficar encarcerado nem vejo motivo para isso, mas mudo hábitos, claro, ninguém será mais o mesmo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 15/04/2020
Reeditado em 15/04/2020
Código do texto: T6917893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.