Saramago e Eça

CONTINUO de molho,sem muito ânimo para escrever. Sou cara dependente da rua, mesmo velho mas adoro a rua, a praça, o boteco, a banca de revistas, o café, o papo com os amigos. Isolado fico nervoso um porre, mas não azedo, não viro vinagre, nem chateio os outros que nem dos doutores Data Venia. Por outro lado pouco ligo se minhas arengas não são campeãs de audiência. Se desse uma de mágico talvez até aparecesse com destaque. Há um processo tecnológico que infla o número de leitores. Mas um matuto do sertão jamais recorreria a um absurdos desses, né meso? Essa mágica besta não me seduz. Prefiro ficar na '"requinha". Vamos à maltraçada de hoe.

Para mim o melhor livro de Saramago [e "Memorial do Convento". Disparado. i quase todos os romances dele, exceto uns dois,. Foi um gênio da escrita. E um grande cidadão. Um homem de ideias, alguém que discordava do que achava errado. Saramago nao comia rato feito. Si, concordo que ele deve ter sido um cara muito duro e sincero demasiadamente. Certa feita vi na tevê ua entrevista dele, quando alguém tocou no assunto imoralidade. O escritor fulminou: "Imoral para mim é a fome". Bingo.

Estou falando em Saramago porque estou trilendo (lendopela terceira vez) o fabuloso "Memorial do Convento" (o mesmo volume que adquiri junto ao Clube do Livro). Estou achando ainda mais fascinante.

Mas preciso fazer ua revelação ou confissão. Vejam bem, se alguém me perguntasse se Saramago era o melhor romancista português, eu diria,talvez chocando alguns,que não, que par mim o melhor romancista português e u dos cinco melhores do mundo é sem duvida Eça de Queiroz.E que u dos melhores livros da literatura universal, é "OS MAIAS". Disse isso a uma amiga professora de literatura e ela rodoua baiana.Até disse: - Desse jeito você vai dizer que o mehor poeta em língua portuguesa não é Pessoa. Respondi: Adoro Pessoa, mas o melhr oeta em língua potuguesa e Drummond , e o segundo Vinicius.

Passou um tempo chateada, mas hoje até entende essa minha opção literária. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/04/2020
Código do texto: T6916854
Classificação de conteúdo: seguro