ATÉ QUE...

“Não aponte para as estrelas, vai crescer verrugas no dedo ! “

Lembram : Advertência normalmente profetizada pelos adultos ,direcionada às crianças,ao serem surpreendidas, com o indicador a contar estrelas nas noites claras e enluaradas.

Foi nesta época , de repente, em minha casa, encontrei um livro. Ou melhor. algo dantes era um livro. Quase todo despedaçado. Nenhum de nós, tínhamos, por hábito ler livros sofisticados .Como apareceu aqui? Meu pai ,às vezes,abstratamente ,entrou nos saloons, cavalgou pelas pradarias, conheceu os povoados do velho oeste, através dos chamados livros de bolso de faroeste,escritos(ainda recordo) por Keit Luger, Marcial Lafuente Estefânia e outros. Minha distração, ver as ilustrações das capas destes livros.

Contudo aquele, não tinha as capas, restava poucas páginas .Provavelmente, as outras foram arrancadas para acender o fogão à lenha, haja vista, que o à gás ,na época, aparelho de alto luxo. Na contra capa, no meio de rabiscos e furinhos dos vorazes carunchos, havia uma frase forte, escrito a caneta: “Mundo Cão” . Permaneceu impactada no meu subconsciente. Nem sequer reparei no título da obra.Até que...

Quarentena. Avenidas, ruas, na megacidade vazias.Lojas ,templos religiosos.O barzinho da esquina, que ficava aberto durante os 365 dias,tudo fechado.Alguns clamam , saudades do trânsito caótico .Qual cientista ganhará prêmio Nobel ? ou imortalizado por estátuas em todas as nações?

Para o sistema somos um número . Aguardo, na distância preconizada, sinalizada por uma fita de trânsito.Sinto-me empático com o atendente,ao perceber que o mesmo,tenta alinhar com a ponta da caneta,minha cédula de identidade,que estava sobre a mesa. No final,num desabafo disse,” Que Mundo Cão” ! A que ponto chegou esta paranoia mundial.

Até que... pesquisando ,compreendi: “Mundo cão” escrito no livro,não significava que a pessoa estava triste ou deprimida . Depressão? naquela época, significava relevo de terrenos .A pessoa que deixou marcada no livro aquelas duas palavras, estava embevecida por uma música : “More” –(mais).Trilha sonora do documentário italiano de 1962 – Mondo Cane.

... Foi nesta época , de repente, em minha casa, encontrei um livro. Ou melhor. algo dantes era um livro. Quase todo despedaçado...

eoliv
Enviado por eoliv em 13/04/2020
Código do texto: T6916049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.