CORONAVIRUS E DESENCONTRO DE INFORMAÇÃO. CINISMO.

A Universidade Johns Hopkins é uma instituição de ensino superior privada sem fins lucrativos situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos. Faz o mapeamento do coronavirus em todo o mundo e atualiza dados diariamente. Está ao alcance de todos seu mapa pela computação de fácil acesso.

Hoje no mundo, PUBLICAÇÃO DE HOJE, há uma contaminação pelo coronavirus de 1.869.629 (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, seiscentos e vinte e nove pessoas). A população mundial está em cerca de sete bilhões; 7.000.000.000.

Mostra a Universidade citada números:

EUA - 557.663 infectados; 22.116 mortes.

ITÁLIA – 166.363 infectados; 19.809 mortes.

ESPANHA - 169.946 infectados; 17.489 mortes.

FRANÇA – 133.672 infectados; 14.612 mortes.

INGLATERRA – 85.212 infectados; 10.629 mortes.

BRASIL - 22. 318 infectados; 1.241 mortes.

Fora os EUA, avaliem-se as populações dos outros países, demografia, tendo o Brasil 220 milhões de brasileiros. Só para registro, França com 66 milhões, Itália com 60 milhões, Espanha com 46 milhões e Reino Unido com 55 milhões.

EVIDENTE QUE TEMOS QUE MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL ATÉ À CURVA DE DECLÍNIO SURGIR, E PELOS NÚMEROS ASSIM JÁ OCORRE. MAS É SONEGADO.

A cada hora se diz QUE O PICO SERÁ NO MÊS TAL, OU DEPOIS OUTRO MÊS, E ASSIM VAI....JÁ FOI ABRIL, MAIO, AGORA É JUNHO.

Há uma clara, lógica e evidente politização hedionda da pandemia, por todos os interessados políticos, e não pode se excluir ninguém, mas terrorismo como fazem alguns incomoda. Não dá.

Em Cabo Frio um Ministro de Tribunal Superior levou o neto para ser medicado de sinusite que o acomete cronicamente, e feito isso no hospital, ao sair, médica pediu que assinasse prontuário, fato incomum, onde havia declaração de que foi ao hospital para atendimento de coronavirus. Além de não assinar, fez alerta público e processa a médica e hospital pelo fato, representando ao Ministério Público para tanto.

Onde está o Brasil, a que ponto chegou, inflar números, fazer terrorismo como faz a mídia, principalmente a TV que é escorraçada das ruas como lixo, que faz plantão de terror,

Para quê? Já não basta o infortúnio da doença?

E o Ministério da Saúde ao invés de silenciar e fazer seu ofício, busca enfrentamento de opinião com a presidência da república que quer abrir plenamente e indevidamente também, creio pelo que me informo, o isolamento. Não é hora para tanto. Isto se dará e deverá ocorrer aos poucos.

Preside, como para mim que não sou incauto, a visão pessoal dos desdobramentos. Mas nem todos têm filtros. Estamos em país tropical, aqui a incidência é diferente. Nosso clima é quente mesmo no outono. O vírus morre quando a vinte graus "celsius" exposto. Conheço todos esses países, muito, e tenho cidadania italiana como aqui tenho dito, lugares frios, com casas de pedra, com clima verdadeiramente frio, úmido, gélido nessas épocas de inverno. A influenza sempre matou muito por lá. Mas esse covid 19 tem transmissibilidade mais rápida.

Há forte cinismo na abordagem da “peste chinesa”. Uma testilha negativadora e desnecessária, sempre motivada pelos velhos interesses; a política profissional.

É escola do cinismo. Antístenes de Atenas seria fundador. Era pensamento acolhendo com indiferença o conforto e riquezas, tradicionais convenções sociais. Diógenes foi sua figura mais destacada. Não é em vão que procurava na luz do dia um homem com lanterna nas mãos.

Descaso pelas convenções sociais e pela moral vigente; desfaçatez, descaramento é o que se vê no tratamento dessa questão que mata. Isso se enquadra no conceito de cinismo.

O cínico rejeita o modo de vida que se baseia na investigação científica, na evolução de dados dessa investigação, bem como também aquilo que os homens em geral consideram indispensável: as regras, a vida em sociedade, a propriedade, o governo, a política, etc.

O cínico acha que os ricos são ricos porque roubaram, não conquistaram com seus dons seus patrimônios; os bonitos são burros e não vai continuar lendo o texto porque é uma imposição para assim pensar, para ele que é cínico, por trás desse artigo se esconde uma conspiração para forçar a fazê-lo pensar como os outros. Quem se identifica com a maioria dessas afirmações pertence a escola cínica.

Vai confirmar e secundar a visão de mundo que afeta a nós mesmos, olhando sempre com hostilidade. Isso no final se volta contra nós.

A observação que era essencial para um homem que tem algum conhecimento do mundo ter uma opinião extremamente ruim dele. Isso é cinismo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/04/2020
Reeditado em 13/04/2020
Código do texto: T6915780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.