Diário da quarentena: um almoço com o centauro
24 de março de 2020
Querida mãe, fiquei assustada com o noticiário, parece que a coisa é mais séria do que se pensa. Hoje entramos em quarentena e não sei o dia em que poderemos nos ver de novo. Fico tranquila pois sei que a senhora está com a Lurdinha, uma moça boa e que cuida muito bem da senhora. Mãe, por favor não saia de casa para nada, a senhora está no grupo de risco, mãe, mais de 70 e a sua pressão alta, mãe. Sei que a senhora não gosta de perder o curso de bordado no Senai, as aulas de dança popular, a ginástica na praça, mas mãe, isto vai passar. Como a senhora deve estar muito preocupada comigo, vou escrever este diário e compartilhar com a senhora pelo e-mail.
25 de março de 2020
Oi mãe, a Lurdinha me disse ontem pelo whats que a senhora queria sair de qualquer jeito, mas mãe, vai fechar tudo, suas atividades estão suspensas e o super e padaria deixe para a Lurdinha. Sei que a senhora não gosta de ficar em casa, mas é preciso, borde, assista as novelas, invente alguma coisa mãe. Por aqui está tudo bem, acho que esta quarentena vai ser muito boa para nós. A senhora sabe desde que nos casamos há mais de 10 anos, o Otávio sempre passou a maior parte do tempo fora. Antes viajante da fábrica de chocolates e agora no emprego, sai de casa de madrugada e volta bem tarde e finais de semana sempre inventa coisa. Convivemos muito pouco eu e o Otávio, agora temos uma oportunidade de conviver mais. Há males que bem para bem.
29 de março de 2020
Mãe nem te conto, está sendo uma maravilha acordar e encontrar alguém dormindo comigo. O Otávio é uma pessoa muito quieta, mais do que eu pensava, mas está sendo bom, ontem a noite fiz uma massinha e abri uma garrafa de vinho, jantar a dois, mãe, à luz de vela.
2 de abril de 2020
Calma mãe, falta pouco, o Govenador disse que depois da Páscoa termina tudo. Não é o fim do mundo e a senhora ainda vai viver muito tempo para fazer tudo o que gosta. Viu a quantidade de velhinhos que se foram? Coitados mãe, uma tristeza, se cuide, não fuja mais da Lurdinha, ela compra o que for preciso, o vírus está em todo lugar. O Otávio anda meio esquisito mãe...
5 de abril de 2020
Estou preocupada com a mãe, a Lurdinha disse que a senhora saiu de novo para ir no super, e que agora anda tossindo. Por favor, mãe, as coisas também acontecem com a gente, fique em repouso. Agora preciso fazer o almoço para meu centauro, amanhã eu explico.
7 de abril de 2020
Oi mãe, espero que tenha melhorado da tosse. Pois é, como eu estava lhe falando, o Otávio anda esquisito, silencioso...parece em transe, fica sentado em frente à TV, mas fora deste mundo. Pode ser impressão minha, nunca ficamos tão juntos...Mas ontem de manhã ele acordou animado: "hoje eu sou Quiron!" E saiu da cama imitando com perfeição um centauro e ficou assim o dia todo. Pensei: outra faceta que eu não conhecia de Otávio, brincalhão. Está fazendo jogos para me entreter na quarentena, personificando uma figura da mitologia grega. Entrei na brincadeira. E ele, o centauro sábio, me contou sábias histórias de Apolo, Aquiles, um ferimento por acidente causado por um amigo. Ao meio dia perguntei rindo “e para o almoço, comida de cavalo ou de gente? Pediu Alface e milho. A senhora não vai acreditar, mãe, mas antes de dormir, escovando os dentes, senti um cheiro de cocô de cavalo na patente. Claro, ilusão causada pelo sono e de um dia inteiro de convívio com o “quadrúpede”.
10 de abril de 2020
Espero que a mãe esteja melhor. Por aqui tédio zero. O Otávio acorda todo dia metamorfoseado em alguém da mitologia. Antes de ontem foi o Tirésias, o vate velho e cego que acerta todas as profecias. Se enfiou num lençol branco, fez da vassoura seu bastão e andava pela casa tateando, falando coisas antigas. Me perguntou se eu queria saber algo do porvir. “Não senhor, obrigado”. Imagine mãe, nestes tempos saber o futuro é antecipar tragédias certas. Outra manhã acordou Teseu e passou o dia me contando de como ludibriou e matou o Minotauro com ajuda de Ariadne. Me deu um arrepio na manhã em que ele falou “hoje sou a Píton”, nunca gostei de serpentes e ter uma no apartamento se arrastando para lá e para cá é um pavor. Mãe, ele imita direitinho, muda até a voz, estou desconfiado que o Otávio em suas saídas finais de semana estudava teatro, sei lá, alguma coisa tem...
11 de abril de 20120
Mãe, hoje o Otávio acordou Dionísio. Estou muito desconfiada, mãe. Enquanto o Dionísio tomava todo o vinho da casa, fui mexer nas coisas dele e adivinhe o que achei numa valise de viagem: um livro muito gasto de Ovídio sobre mitologia grega chamado Metamorfoses. Mãe, matei a charada. Lembra quando o pai lia para nós o Dom Quixote? Pois é, Alonso Quijano de tanto ler histórias de cavalaria pirou e se transformou no cavaleiro de triste figura. O mesmo aconteceu com Otávio, acho, ou então ele se transformou, sei lá, num portal entre a mitologia e nosso tempo.
12 de abril de 2020
Por favor atenda mãe...alô... mãe? Me acuda mãe, estou trancada no banheiro com muito medo. O Otávio acordou hoje como Tânatos, a personificação da morte mãe. Ele pintou os cabelos e o rosto de prata e com um olhar mortífero correu atrás de mim. Consegui me trancar no banheiro, mas ele está rondando, mãe, por favor ligue urgente para a polícia, a senhora tem aquele telefone no imã da geladeira. Não mãe, não fale que Tânatos quer me matar, eles vão rir, diga que é o Otávio, que meu marido está louco. Mãe, Tânatos está batendo com força a porta e me chamando com uma voz gutural que não é a de Otávio...socorro!!