JUDAS E O ARREPENDIMENTO EFICAZ.PÁSCOA. RESSURREIÇÃO.

Pedro foi perdoado por negar Cristo, teve arrependimento eficaz. Judas Iscariotes não. Se suicidou. Somente Deus pode perdoar e suspender a pena. Em seu livro bíblico, Juízes, concedeu aos magistrados essa faculdade, somente eles podem anistiar. Isso quando houver “arrependimento eficaz”. Está na lei dos homens, e para tanto o crime há de ser neutralizado,instituto de direito penal.

Celebra-se hoje a passagem de Judas com suas alegorias conhecidas.

Não podemos ser juízes quanto à postura de Judas, pois sabemos que ele se arrependeu amargamente, a ponto de tirar aquilo que lhe era mais precioso: a vida! E ele acabou devolvendo o dinheiro, no momento em que percebeu o que havia feito.

O mesmo aconteceu com Pedro, o chefe dos apóstolos. Pedro traiu Jesus, indubitavelmente. Negou conhecer aquele homem; o acusado era seu desconhecido.

Todos dois traíram Jesus, há contudo diferença, Judas não teve coragem de voltar ao Mestre e lhe pedir perdão. Fugiu. Pedro amargou a traição. Se arrependeu eficazmente. Foi perdoado.

Carregar o peso da cruz por ausência em pedir perdão. Só Deus pode perdoar e na terra os juízes se houve arrependimento eficaz.

Não há maior leviandade que mentir para si mesmo. A pena é arrastar a pesada cruz, por partes de uma vida, e penar.

O DIREITO À ESPERANÇA.

Um direito perene que fica e permanece para sempre.

Todas as óticas são respeitáveis em horas únicas como a que vive o mundo. Não ter que pedir perdão nem a Deus nem a ninguém, por cultivar a Lei Moral, é a maior das virtudes, mas os que devem se curvar a Deus que o façam, todos deviam figurar neste plano, desnecessidade de pedir perdão, mas o gênero não se estende às espécies.

Pode não haver sublimidade no ato de pedir perdão, mas Deus, o único que pode concedê-lo fora das barras dos tribunais, teria conforto em ver um filho redimido.

Melhor que ninguém tivesse motivos para pedir perdão a Deus. Mas tendo deve fazê-lo. Arrependimento eficaz é possível em crimes tentados e difícil de conseguir inibir o resultado, os crimes sempre se consumam antes do arrependimento eficaz.

Assim se chega à RESSURREIÇÃO.

Como compreender e entender a transformação da ressurreição?

Para muitos, que bebem nas águas do rio da verdadeira vida, a espiritual, seria questão de fé, para outros é expressão física manifestada pelo amor sem limites.

Se alcançarmos o que seja amor, que envolve a seiva do acolhimento e da doação, mas principalmente do perdão de consciência delegado por Deus, compreenderemos o que seja RESSURGIR.

É assim que se projetou para a posteridade após a “NOVA ALIANÇA” o túmulo vazio de Jesus Cristo, foi o vazio que preencheu de luz toda a humanidade pelo inefável laço do amor que como flecha ardente motiva a fé.

O dia em que se celebra a verdadeira vida, Jesus concederá o PERDÃO e afastará a PESTE CHINESA para sermos somente luz, como no túmulo vazio de JESUS CRISTO, que venceu a morte.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
Código do texto: T6914080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.